CI

Granjas buscam alternativas naturais para nutrição

A preocupação do consumidor com origem do alimento reflete no manejo da avicultura


Foto: Pixabay

Os mercados de alimentos saudáveis e de carne de frango movimentam bilhões por ano no Brasil e crescem a cada dia. Segundo pesquisa do Euromonitor as alternativas saudáveis movimentam em torno de US$ 35 bilhões por ano no Brasil, sendo considerado o quarto maior mercado do mundo. Já no frango o país é o maior exportador mundial da proteína, com um total de exportação de 4,2 milhões de toneladas enviadas ao exterior em 2019, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

De olho em consumidores cada vez mais preocupados com a origem do que comem, os avicultores investem em boas práticas nas granjas e frigoríficos e cuidam do que é utilizado  na nutrição das aves. Alguns países, principalmente os da União Europeia, tem restringindo a comercialização de produtos oriundos de criações que utilizam promotores de crescimento e antimicrobianos como melhoradores de desempenho. 

Uma alternativa tem sido o uso de aditivos naturais como os probióticos e os prebióticos, como forma de promover crescimento e ainda agir como antimicrobianos das rações.

No caso dos probióticos o objetivo é estimular a microbiota intestinal para melhorar ganho de peso, conversão alimentar e aumentar a produtividade. Também impedem a ação de bactérias na mucosa do intestino, aumentando a imunidade e levando a eliminação dos microorganismos nas fezes. Já os prebióticos beneficiam a saúde das aves, fazendo com que as bactérias boas do organismo cresçam e forneçam energia. “Todos estes fatores têm proporcionado um sistema sustentável e carne de melhor qualidade ao consumidor”, ressalta a coordenadora de Produtos e Trade Marketing da Guabi Nutrição, Letícia Lopes Rocha.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.