Grupo Atto implanta ações para combater Covid-19
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Imagem: Marcel Oliveira
PREVENÇÃO

Grupo Atto implanta ações para combater Covid-19

Líder na produção de sementes de soja e milheto no Brasil, empresa investiu em um plano de contingência da doença em suas unidades
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O Grupo Atto implantou no momento dos primeiros comunicados pelo governo federal sobre os riscos da pandemia da Covid-19 no Brasil uma série de medidas para colaborar com o esforço de redução da curva de contágio e para proteção de sua equipe de colaboradores. As ações foram tanto no escritório em Rondonópolis quanto na Unidade Agroindustrial em Alto Garças, municípios de Mato Grosso. A empresa tem 825 colaboradores e, devido à aplicação dos rígidos protocolos, não apresentou casos de infecção até o momento.

Todo o trabalho adotado pelo Grupo tem como base um plano de contingência para o combate à doença, criado em março para zelar pela saúde de seus colaboradores (diretos e indiretos), por atuarem em atividades essenciais. Não houve demissão na empresa e todas as atividades foram mantidas.

“Temos buscado incansavelmente proteger a saúde da nossa equipe e parceiros, fornecendo condições seguras de trabalho, estendendo esses cuidados direta e indiretamente aos seus familiares e a toda a sociedade”, afirma o presidente do Grupo Atto, Odilio Balbinotti Filho.

O plano de contingência foi fixado em todos os murais das unidades, áreas comuns e entregue impresso a quem solicite. O documento enumerou ações de educação em saúde sempre respeitando os decretos do governo federal, estadual e municipal.

Medidas de isolamento e distanciamento social

“Identificamos as funções que poderiam trabalhar home office, em torno de 10% da equipe, e implementamos essa modalidade de trabalho, essa atitude não teve uma grande abrangência por conta de nossa atividade agroindustrial exigir a presença do colaborador na operação de máquinas agrícolas e industriais”, explica Balbinotti.

Estudou-se cada operação e trabalhado para manter a distância mínima de 1,5 metro entre as pessoas, também limitado o número de pessoas em locais, como refeitório a uma por mesa e área de descanso.

Além disso, as reuniões presenciais foram substituídas, quando possível, pelas online, por meios digitais de comunicação e mídias sociais.

No primeiro momento foram paradas as visitas presenciais a clientes, e na sequência limitadas a condições excepcionais e urgentes, mesmo assim agendando com antecedência e tomando todos os cuidados necessários, como higiene e uso de máscara protetora.

Nada parou

Os pontos do plano foram implantados e acompanhados pelo Serviço de Saúde Ocupacional do Grupo Atto, com permanente monitoramento. Dessa forma, a direção da empresa se preocupou não apenas em implantar os itens para o combate à propagação, mas também em explicar com informativos e orientações constantes como esses objetos devem ser usados e higienizados, inclusive com reuniões presenciais, com grupos menores, obedecendo o distanciamento, onde foram explicados os cuidados que o colaborador deveria ter para que evitasse a contaminação e propagação da doença, além dos motivos da empresa estar tomando essas medidas, evitando que a informação, as vezes, distorcida pelas redes sociais criasse algum tipo de pânico na equipe ou desinformação.

Até mesmo nos recrutamentos e contratações protocolos de segurança foram implementados, verificação da saúde dos candidatos, como sinais gripais, antes do atendimento presencial – este realizado em espaços amplos e arejados, seguindo as normas de distanciamento de 1,5 metro entre os candidatos e os recrutadores.

Confira algumas das iniciativas realizadas pelo Grupo Atto:

- Higienização permanente dos ambientes, mobílias e objetos frequentemente utilizados;

- Assepsias de maçanetas, trincos, catracas, entre outros;

- Distribuição de 6.000 máscaras artesanais;

- Distribuição de um kit de limpeza, para cuidados no ambiente de trabalho;

- Instalações de 36 novas pias e lavatórios com sabão líquido e papel toalha em ambientes distantes da sede;

-Disponibilização de álcool em gel a 70% em diversos pontos da unidade e do escritório;

-Manutenção dos ambientes abertos e arejados;

- Instalação de um ambiente externo para triagem e reforço ao controle de acesso à unidade (fornecedores, colaboradores externos, visitantes, entre outros), com verificação de temperatura corporal e nível de oxigenação sanguínea;

- Proibição de empréstimo e compartilhamento de objetos, ferramentas, equipamentos e utensílios, tais como canetas, celulares, ramais, cadernos, chaves e copos;

- Orientação, inclusive impressa, aos funcionários e colaboradores quanto à limpeza e organização periódica de suas mesas e gavetas;

- Aviso aos fornecedores para só virem até a empresa em caso de necessidade extrema;

- Triagem realizada em toda e qualquer pessoa externa antes de acessar o interior da unidade, sendo realizada na parte externa da unidade, por profissionais de saúde ou pessoa treinada sob supervisão do enfermeiro ou médica do trabalho verificando a temperatura corporal e oxigenação sanguínea;

- Atendimento realizado pela médica do Trabalho a todos os funcionários com sinais, sintomas ou queixas gripais, e preenchimento de formulário específico de monitoramento;

- Realização constante de “Diálogos de Saúde” entre gestores e funcionários sobre prevenção, sinais, sintomas, formas de contágio e normas instituídas;

- Batida de ponto via cartão de identificação individual (crachá), mas sem contato com o aparelho de ponto e com filas organizadas com distancia de 1,5 metros entre as pessoas;

- Atendimento de funcionários em ambiente exclusivo (enfermaria), dentro dos padrões de biossegurança e longe da circulação de pessoas;

- Funcionários do setor comercial que realizam atividades externas ou em outras localidades agendarão visitas aos clientes e canais de venda mediante telefonema prévio, sempre oferecendo a opção para fazer reuniões virtuais;

- Todo o alimento oferecido no interior do refeitório será servido pela equipe da cantina e não mais pelo próprio funcionário, talheres do funcionário cedidos pela empresa;

- Disponibilização de álcool de limpeza e toalhas descartáveis em todos os veículos corporativos para assepsia de maçanetas, volantes, câmbio e dispositivos do automóvel;

- Obrigatoriedade de manter os vidros do veículo abertos em trajetos (curtos ou longos), sempre que houver mais de um ocupante no automóvel;

- Interdição temporária da utilização da área de lazer, churrasqueiras, parques e quiosques da unidade, bem como a aglomeração de pessoas nessas áreas, seguindo decreto estadual;

- Interdição temporária de realização de celebrações religiosas na igreja da unidade, seguindo decreto estadual;

- Interdição temporária da academia e da utilização de seus equipamentos e realização de atividades físicas nas quadras, gramados e dependências da unidade, seguindo decreto estadual.


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