CI

Grupo avícola anuncia fábrica de fertilizantes

Unidade no interior de São Paulo vai utilizar esterco para produzir fertilizante orgânico


Foto: Divulgação

O Grupo Katayama  que atua nos segmentos avícola e de pecuária, anuncia o criação da Terra Nova Fertilizantes. Com um investimento inicial de R$ 15 milhões, a fábrica está localizada em Guararapes (SP), conta com uma área de 26.4 mil m2 para compostagem e armazenamento.

A empresa vai utilizar esterco puro da indústria avícola de poedeiras para a produção de fertilizante orgânico, adicionando fontes de carbono, destinado para diversas culturas agrícolas. O tipo de fertilizante obtido é o chamado composto classe “A”  que fornece substâncias húmicas ao solo, aumentando sua agregação, porosidade, aeração e resistência contra erosão, além de melhorar os teores de macro e micronutrientes e ampliar a capacidade de retenção de água.

A planta tem capacidade para produzir 144 mil toneladas por ano ano de fertilizante orgânico. A previsão para os próximos cinco anos é adicionar ao projeto uma estrutura de fabricação de fertilizante organomineral com um aporte de mais R$ 15 milhões. Toda a matéria-prima é obtida com compostagem rastreada de forma a não gerar chorume, odores ou gases do efeito estufa. 

“A nova unidade de negócio, alinhada aos preceitos de sustentabilidade e responsabilidade ambiental, já nasce com um diferencial importante. Ela detém 100% da matéria-prima base de sua produção que possibilita uma ótima compostagem e resulta em um fertilizante orgânico de alta qualidade, rico em matéria orgânica humificada essencial à nutrição das culturas agrícolas”, afirma  Gilson Tadashi Katayama, Diretor Comercial do Grupo Katayama.

O produto é comercializado a granel (sem quantidade mínima) e transportado até a localidade do produtor rural. Em breve também estará disponível em embalagens. Com perfil de solos ácidos o Brasil demanda reposição de matéria orgânica no solo. O uso do fertilizante orgânico pode reduzir de 20 a 30% a necessidade de fertilização mineral. O produto é indicado para fertilização de plantio e cobertura/manutenção de culturas diversas, como cana-de-açúcar, algodão, grãos e café, além da fruticultura, horticultura e pastagens para pecuária. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.