Grupo Bertin inaugura usina de biodiesel

Agronegócio

Grupo Bertin inaugura usina de biodiesel

Com investimento total de R$ 42 milhões, a unidade comporta um processamento anual de 110 milhões de litros
Por: -Silvano
131 acessos

O Grupo Bertin, holding que atua nos segmentos de agroindústria, infra-estrutura e energia, inicia nesta terça-feira (21-08) as operações de sua primeira usina de biodiesel. Localizada no km 179 da Rodovia BR 153, em Lins, interior de São Paulo, a planta tem a maior capacidade já instalada no mundo para a fabricação do biocombustível, utilizando como matéria-prima o sebo bovino.

Com investimento total de R$ 42 milhões, a unidade comporta um processamento anual de 110 milhões de litros de biodiesel, produzido dentro dos padrões de qualidade que atende às exigências nacionais e internacionais. “A meta é abastecer o mercado interno e, posteriormente, o externo, contribuindo com o avanço das matrizes energéticas limpas e renováveis”, ressalta Rogério Barros, diretor comercial da Bertin Biodiesel.

Projetada pela Dedini, sob licenciamento da DeSmett Ballestra, a usina também está preparada para operar com óleos vegetais. “Embora nosso foco esteja no sebo, pela tradição da companhia na verticalização da cadeia bovina, não descartamos o uso de outras matérias-primas”, afirma César Abreu, diretor industrial da Bertin Biodiesel. As informações são da assessoria de imprensa do Grupo Bertin.

O processo de produção utilizado é o da transesterificação - reação da gordura animal e/ou óleo vegetal com um álcool (no caso do Bertin, o metanol), impulsionada pela presença de um catalisador. Como resultado obtém-se biodiesel e glicerina, co-produto destinado aos segmentos farmacêutico, cosmético e químico.

Informatizada, a unidade conta com o que há de mais moderno em equipamentos e possui um laboratório de análises altamente tecnológico apto para certificar o produto de acordo com as especificações técnicas nacionais e internacionais. Instalada dentro de um complexo industrial de 500 mil m2, que engloba outras atividades do Grupo, a usina ocupa 30 mil m2 de área construída. Ao todo serão gerados mais 200 empregos diretos e indiretos. Hoje, o Bertin é o maior empregador da região de Lins, com 11 mil funcionários diretos.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink