CI

Grupo de Jovens vai ampliar plantio de moranguinho em Santa Maria

Depois de obterem resultados promissores no plantio de moranguinho, jovens rurais do distrito de Arroio do Só, em Santa Maria


Depois de obterem resultados promissores no plantio de moranguinho, jovens rurais do distrito de Arroio do Só, em Santa Maria, na região Central, assistidos pela Emater/RS-Ascar desde o início deste ano, vão ampliar a área desse cultivo para 2019. Satisfeitos com os resultados, os jovens manifestaram a preferência pela cultura do morango desde o início da sua formação. 

'A produção de morangos não costuma ser tarefa fácil por apresentar muitas variações ao longo de seu ciclo, mas com a orientação, o grupo venceu bem as etapas de preparo dos canteiros, do plantio, da instalação de sistema de irrigação e túnel baixo, da aplicação de calda bordalesa e do início da colheita', avaliou o extensionista do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Santa Maria, engenheiro florestal Marciano Ferreira Loureiro Filho. 

Na Escola Estadual Princesa Isabel, em Arroio do Só, que conta com mais de 120 alunos do ensino fundamental e ensino médio, os resultados obtidos ao longo do ano foram mostrados em um Dia de Campo, intitulado Morango de Jovens para Jovens, que aconteceu no dia 24/10, mostrando os conhecimentos adquiridos e a produção de moranguinhos já em comercialização.

A atividade foi dirigida aos colegas e professores da Escola, que organizou a visitação das turmas à unidade de produção. 'Foi a oportunidade para ouvirem os colegas explanando sobre como se deu o processo de implantação e produção de morangos, a organização do grupo de jovens e a dinâmica desenvolvida com o acompanhamento da Emater', contou o extensionista.

Conforme o técnico da Emater/RS-Ascar, o que viabilizou a participação dos jovens foram as reuniões bimensais realizadas à noite, principalmente para aqueles que já trabalham no período inverso ao turno escolar. Também houve práticas semanais de implantação e manutenção dos canteiros de morango, registros em livro de atas e planilhas de controle de horas trabalhadas e das vendas realizadas, evidenciando 'a gestão do negócio morango', disse Marciano.

A iniciativa do Grupo de Jovens de Arroio do Só agregou outros elementos além dos conhecimentos e do convívio social. 'Os resultados foram bem maiores do que somente a produção de morango, pois houve crescimento do próprio grupo e da sua capacidade de trabalhar juntos', frisou o técnico da Emater/RS-Ascar.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.