CI

Grupo Frialto inaugura frigorífico para suínos e bovinos em Sorriso (MT)


O grupo Frialto, que hoje tem empresas do setor frigorífico em Sinop e Matupá, no Mato Grosso, começa a expandir suas atividades. Para tanto, Sorriso ganhou no último dia 23 o frigorífico Vale do Lira, com capacidade de abater 600 cabeças/dia de suínos. Com estrutura física 2.800 m 2 , o empreendimento deve gerar entre 60 e 80 empregos diretos na primeira fase. Mas, com capacidade de chegar a mais de 200 empregos até o ano de 2005, com investimentos na ordem de R$ 4 milhões.

Segundo o presidente de grupo, Paulo Bellincanta, em Sorriso, além do abate de gado com capacidade para 200 cabeças/dia, o forte será o abate de suínos. “Quando fizemos o estudo de viabilidade econômica percebemos que o suíno é um grande negócio, que é lucrativo, e essa atividade virá para a região Centro Oeste do País e dará resultado”, disse confiante.

Bellicanta concorda que o frigorífico é maior que a capacidade de criação de suínos na região, “mas é apostando assim que as coisas acontecem. Por isso, os interessados na criação de suínos estejam certos de que nós iremos abater. Criem, porque nós não vamos ter entressafra, criem porque nós vamos estar aqui para adquirir o produto”, ressaltou.

O empresário disse ainda que, além de trabalhar com a carcaça, tem a intenção de começar a trabalhar com embutidos. “Nossa pretensão é atender 60% do mercado interno e 40% o mercado externo. Estamos com uma expectativa muito grande e sabemos o que queremos: fazer de Mato Grosso não apenas um estado conhecido pelo seu potencial produtivo de grãos, mas também de agroindústria”, assinalou.

Bellicanta disse ainda que a escolha de Sorriso para a instalação do frigorífico não foi por acaso. “Geograficamente a localização de Sorriso é privilegiada e aqui está a nossa matéria-prima, pois o município se apresenta como um grande produtor de milho, a base da alimentação do suíno. E se você tem a base da alimentação com custo barato, poderá ter o produto em condição de competir no mercado”, avaliou, acrescentando que foram necessários dois anos de trabalho para concluir a obra.

O prefeito José Domingos, presente na solenidade de inauguração, parabenizou a família Bellicanta e ressaltou a importância de empresários estarem buscando autonomia financeira através da agroindústria. “Hoje o Estado vem passando por uma metamorfose, pois está deixando de ser colocado somente na categoria de produtor de grãos para a industrialização. Hoje vemos empresários acreditando em um novo Eldorado para o Estado”, discursou.

Para o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Nivaldo Martinelo, a inauguração do frigorífico é um marco na história de Sorriso. “A suinocultura é uma coisa nova para nós e o Paulo teve uma visão macro de que a suinocultura seria uma grande opção financeira para produtividade, além de estar gerando empregos e divisas para Sorriso”, destacou.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.