Grupo português Biocant visita a Embrapa

Agronegócio

Grupo português Biocant visita a Embrapa

Grupo é candidato a gerir o Parque Tecnológico de Brasília
Por:
1738 acessos

O grupo português Biocant visitou hoje a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, unidade de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) localizada em Brasília (DF). Biocant é um Centro de Inovação em Biotecnologia, localizado em Portugal, cuja missão é promover o desenvolvimento de pesquisa e desenvolvimento em consórcio com empresas nacionais e estrangeiras. O diretor da empresa, Carlos Faro, veio a Brasília visitar o que será o futuro Parque Tecnológico Capital Digital (PTCD). Ao visitar a Embrapa, a intenção de Faro foi conhecer a infraestrutura de pesquisa próxima ao Parque, o que inclui a Embrapa, para decidir sobre investimentos futuros no local.

"Considero a Embrapa uma entidade de pesquisa de nível internacional, com grande potencial de agregar valor ao Parque Tecnológico Capital Digital. Aliás, foi a Embrapa que nos fez vir para Brasília, pois para gerirmos o PTCD no modelo Biocant consideramos primordial ter a proximidade de grandes empresas de pesquisa e desenvolvimento", afirmou Faro. Ele estava acompanhado pelo diretor da Biocant Brasil, Humberto Lima, e por representantes da empresa de desenvolvimento de negócios Somorelate (que licencia o modelo e a marca Biocant), Josué Sabino Júnior e Sérgio Ribeiro. Acompanharam a visita o Chefe-geral da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, José Manuel Cabral, e a Chefe de Transferência de Tecnologia, Isabela Barbirato.

Após assistirem breve apresentação do articulador internacional da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Júlio Carlyle, o grupo visitou o Laboratório de Biologia Sintética, onde são desenvolvidas plantas transgênicas com características de interesse para a agropecuária nacional. Eles foram recebidos pelo pesquisador Elíbio Rech, que falou sobre as pesquisas realizadas com biofármacos, onde são utilizadas plantas como biofábricas para a produção de medicamentos. Um exemplo citado foi a soja que expressa a enzima cianovirina - N, com comprovada eficácia contra o vírus HIV. A pesquisa foi desenvolvida com os Institutos Nacionais de Saúde (NIH) dos Estados Unidos e é um exemplo de parceria internacional de sucesso cujo fruto poderá resultar num gel vaginal anti-HIV, a ser desenvolvido pelo mercado privado.

"A expectativa da Embrapa ao investir em pesquisas com biofármacos, explicou Rech, é fazer com que esses medicamentos cheguem ao mercado farmacêutico com custo menor, já que são produzidos diretamente em plantas, bactérias ou no leite de animais. "Existem evidências de que a utilização de biofábricas pode reduzir os custos de produção de proteínas recombinantes em até 50 vezes", explicou Rech. Outras pesquisas citadas pelo pesquisador foram o desenvolvimento de moléculas transgênicas recombinantes, como a insulina transgênicas e o hormônio do crescimento, que também pode ser expressas em plantas.

Grupo também conheceu o Banco Genético da Embrapa

Acompanhados pelo pesquisador Juliano Pádua, o grupo também conheceu o Banco Genético da Embrapa, onde estão reunidas as pesquisas da Embrapa na área de conservação e uso sustentável de plantas, animais e microrganismos. O prédio guarda coleções de sementes a médio e longo prazo e é o "backup" das coleções de trabalho espalhadas por instituições de pesquisa e universidades brasileiras. Os representantes da Biocant visitaram as câmaras frias para onde são armazenadas as sementes a 20ºC abaixo de zero. "Nessas condições, elas permanecem viáveis para o plantio por até 100 anos, com 85% de chance de germinação", explicou Juliano.

Inaugurado em abril de 2014, o banco conta com mais de dois mil metros quadrados de estrutura física e armazena mais de 120 mil amostras de cerca de 700 espécies, sendo considerado o maior banco genético do Brasil e da América Latina.

Saiba mais sobre a Biocant

A Biocant possui um Parque Tecnológico na cidade de Cantanhede (Portugal), o Biocant Park, que é o primeiro parque de biotecnologia de Portugal. No local há cinco unidades especializadas onde são prestados serviços nas áreas de Genômica, Biotecnologia Molecular, Microbiologia e Serviços Avançados. A empresa conta com um portfólio de projetos e tecnologias próprios, que surgiram de parcerias com instituições de pesquisas em todo o mundo. A missão da empresa é desenvolver novos fármacos, descobrir alvos terapêuticos, novos diagnósticos para a saúde humana, realizar o monitoramento biotecnológico ambiental e o controle e a valorização de produtos alimentícios. Mais informações podem ser obtidas no site http://www1.biocant.pt/index.html.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink