CI

Guarany recebe Prêmio de Sustentabilidade

Empresa foi premiada pela câmara de comércio argentino-brasileira de São Paulo


A presidente da Guarany Indústria e Comércio, Alida Bellandi, recebeu este mês, o Prêmio de Sustentabilidade, conferido às empresas ou instituições brasileiras e argentinas que no último ano tiveram uma posição de destaque no desenvolvimento das suas atividades, assim como se empenharam numa maior integração entre os dois países. A premiação aconteceu durante a Festa da Amizade e Integração, na Fundação Memorial da America Latina em São Paulo, com a presença do presidente da instituição, Alberto Alzueta, autoridades e empresários.

Antecipando-se à “onda ambiental”, que invadiu o país nos últimos anos, a Guarany abraçou formalmente esta causa a partir de 1992, desenvolvendo uma série de ações e investindo em projetos, com o objetivo de conscientizar, educar e dar exemplos. Em 1996 criou a divisão de Prevenção, Controle e Combate de Incêndios Florestais, de alta especialização, oferecendo uma linha completa de equipamentos de sua fabricação e de seus parceiros internacionais. Na mesma década, consolidou a sua divisão de Saúde Ambiental.

Com produtos certificados pelos mais importantes institutos internacionais, atuando em mais de 60 países e a caminho dos 88 anos de existência, a Guarany consolidou a sua política socioambiental, com a obtenção da ISO 14001 no início de 2010. Ciente de que o verdadeiro desenvolvimento de uma sociedade depende de ações transformadoras, e de que as empresas conscientes devem incorporar e divulgar conceitos de responsabilidade social em sua prática de negócios, a Guarany realizou uma série de projetos inéditos para reforçar estes conceitos no Brasil e no exterior.

Dentro deste contexto, descatam-se o projeto Arboreto, bosque de 52 espécies nativas em extinção do Brasil, em uma área de 8.400m², nas dependências da empresa, que foram plantadas pelos colaboradores. Com a artista plástica Vera Patury, a Guarany desenvolveu o projeto Tecendo Florestas, visando conscientizar a população jovem de Itu sobre a importância de preservação da Mata Atlântica. Durante 15 dias foi tecida uma floresta de sizal em teares manuais. Mais recentemente, a Guarany produziu o DVD “A Terra por Uma Gota”, que aborda o impacto do aquecimento global nos ecossistemas, de forma especial no binômio floresta-água, focando a Amazônia.

Em 2010, A Guarany formalizou a doação de equipamentos para o combate aos incêndios no parque nacional do Xingu, através de parceria com o corpo de bombeiros do mato Grosso e com o ISA (Instituto Socioambiental).

Baseada na filosofia de fabricar produtos e serviços para a preservação dos quatro elementos, a Guarany em todas as suas festas, datas comemorativas, campanhas e celebrações elege o meio ambiente como tema, inspirando inclusive ações nos vários países onde atua.

“A Guarany entende que muitos dos problemas que estamos vivendo são universais e que devem, portanto, ser tratados de forma conjunta, mediante a colaboração entre povos e nações. Em sua missão empreendedora, e de acordo com sua filosofia empresarial, busca edificar um mundo melhor e com respeito à natureza, porque dela depende nosso futuro. A Guarany acredita em um desenvolvimento econômico com preservação ambiental, acredita na evolução do ser humano e de sua consciência, e que, se somos grande parte do problema, também podemos ser a solução”, comenta a presidente da Guarany, Alida Bellandi.

As informações são da assessoria de imprensa da Guarany Indústria e Comércio.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.