CI

Guatambu é campeã na Expointer 2016

Trio de touros rústicos P. Hereford levou duas premiações


 O trio de touros rústicos P. Hereford Épicos da Guatambu receberam duas premiações durante a Expointer 2016, que encerrou no último domingo, 04 de setembro. O evento, a maior feira agro da América Latina, consagrou campeão os lotes de animais com tatuagens M1063, M1057 e M1003 nas categorias Campeão 3 anos Polled Hereford PC e Grande Campeão Polled Hereford PC da exposição. O jurado da pista de Esteio, Marco Antônio Bastos, destaca a homogeneidade dos integrantes do lote, ressaltando que são animais "compridos, fortes e bem equilibrados”.

O mesmo trio foi vencedor na Exposição Nacional HB 2016, que ocorreu no município de Alegrete, no mês de maio. Na ocasião, o trio sagrou-se Lote Campeão da categoria, Lote Reservado de Grande Campeão Polled Hereford PC e o touro tatuagem M1063 venceu como Melhor Macho Rústico P. Hereford PC na Nacional 2016.

Em 2015 os animais foram campeões da Prova de Avaliação a Campo Hereford da Embrapa-ABHB, alcançando os três primeiros lugares (tatuagens M1063, M1057 e M1003, respectivamente) na categoria. O vencedor da prova entre os animais da raça Hereford foi o touro Épico M1063, filho do touro Tannat, um dos líderes de venda de sêmen da Central Lagoa da Serra.

A PAC – Prova de Avaliação a Campo visa identificar reprodutores com maior potencial genético, convertendo-se em uma ferramenta de apoio à seleção, estabelecendo um banco de dados com informações sobre a variabilidade dos parâmetros que compõem o índice produtivo das populações em teste. Para serem admitidos, diante deste contexto, os animais precisam estar entre os 40% melhores na avaliação a desmama nos programas de avaliação genética homologados pela ABHB, que promove o evento em parceria com a Embrapa, e estes animais já foram selecionados na Estância Guatambu por índices genéticos altíssimos para desmama.

Segundo o médico-veterinário e proprietário da Guatambu, Valter José Pötter, “A Guatambu fica honrada de, mais uma vez, consagrar-se campeã, pois este é o reflexo de um trabalho que vem sendo realizado a campo e a seleção genética que vem sendo realizada com ênfase no alto desempenho, em especial este trio de touros nomeados Épicos 10, pelo fato de que onde participaram sempre levantaram premiações e colocações de ponta” destaca.
Em 20 de outubro, a estância realiza seu remate anual, em conjunto com as estâncias Alvorada e Caty, no qual estes touros serão leiloados.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.