CI

Guedes defende moeda única Brasil-Argentina: “Peso Real”

"Os preços de alimentos e petróleo estão subindo. Teremos águas turbulentas pela frente”


Foto: Reprodução/Fórum Econômico Mundial

O ministro da Economia do governo Bolsonaro, Paulo Guedes, defendeu a criação de uma moeda única entre Argentina durante o Fórum Econômico Mundial em Davos. Falando no evento realizado essa semana na Suíça, ele defendeu que a integração latino-americana é importante para enfrentar a crise mundial.

“Vamos ver, provavelmente, o Peso Real […] A inflação global está subindo, os preços de alimentos e petróleo estão subindo. Teremos águas turbulentas pela frente”, discursou Guedes em evento paralelo sobre empreendedorismo e práticas de governança, sociais e ambientais na América Latina. 

Na ocasião, o ministro da Economia brasileiro destacou que o Brasil e da América Latina serão fundamentais durante a crise que se aproxima como provedores de segurança alimentar e energética para o mundo. Segundo ele, o Brasil tem condições de “resistir ao cenário” de crise mundial graças ao ajuste fiscal realizado pelo governo Bolsonaro.

A Argentina é o maior parceiro do Brasil no Mercosul e um dos principais destinos de exportação de seus produtos industrializados. No entanto, afirmou Guedes, apesar das inteções, essa moeda deverá ser uma realidade apenas daqui a 15 anos.

O ministro da Economia brasileiro ainda aproveitou sua fala para reafirmar a sustentabilidade da produção brasileira e destacar as políticas ambientais do País, exemplificando com sua tese com o avanço das energias solar e eólica avançam. 

Por fim, Paulo Guedes defendeu o pedido do Mercosul de redução das tarifas de importação em busca de gerar um choque de oferta, como forma de combater a inflação no mercado interno.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.