CI

Guerra paralisa indústria de grãos da Ucrânia

Os campos minados foram encontrados principalmente nas regiões de Kiev, Chernihiv e Sumy


Foto: Leonardo Gottems

A contínua agressão russa contra a Ucrânia piora as perspectivas para a campanha de semeadura deste ano neste importante país exportador de grãos, ameaçando com crescente insegurança alimentar principalmente no Oriente Médio e África, e prometendo criar novos focos de fome em todo o mundo.

A Ucrânia tem cerca de 28,4 milhões de hectares de área semeada sob vários tipos de culturas, dos quais 9 milhões de hectares já são usados para culturas de inverno e 13,8 milhões de hectares devem ser usados para culturas de primavera, estimou Svitlana Lytvyn, analista do Clube de Agronegócios da Ucrânia ( UCAB). Ainda assim, é improvável que 28% das terras plantadas na primavera vejam qualquer semeadura este ano.

As tropas ucranianas expulsaram os invasores russos das regiões do norte. No entanto, a vida ainda está para voltar parcialmente ao normal. Como explica Lytvyn, os territórios onde a campanha de semeadura provavelmente será um fracasso este ano incluem zonas de hostilidades ativas, bem como aquelas já liberadas da ocupação, onde é impossível realizar a semeadura devido aos campos minados e materiais e técnicos destruídos base.

Os campos minados foram encontrados principalmente nas regiões de Kiev, Chernihiv e Sumy, ou seja, as regiões que estavam sob a ocupação temporária das tropas russas. Já começaram os trabalhos de desminagem destes territórios pelos serviços competentes, mas este processo é bastante demorado e é muito pouco provável que os agricultores tenham tempo para realizar uma campanha de sementeira nestes territórios.

“Mesmo que os campos estivessem a uma certa distância das hostilidades ativas, mas há suspeitas da presença de resíduos explosivos após o bombardeio, os serviços apropriados são chamados para verificar os territórios”, disse Lytvyn.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.