Guerra terá impacto duradouro na inflação dos alimentos
CI
Imagem: Pixabay
MUNDO

Guerra terá impacto duradouro na inflação dos alimentos

Os preços das commodities continuarão subindo
Por: -Leonardo Gottems

À medida que a guerra continua na Ucrânia, o impacto na agricultura global terá efeitos prolongados, incluindo inflação de alimentos, suprimentos limitados de fertilizantes, recessão europeia e mudanças fundamentais nas cadeias de suprimentos. “Há muitas coisas sobre as quais não estamos falando em termos das questões gerais que podem surgir do conflito ucraniano-russo, principalmente se ele se estender por um ano, dois ou três”, disse Richard Kottmeyer, da FTI Consulting, Inc., durante um webinar organizado pela American Feed Industry Association (AFIA).

O conflito adiciona outra camada à pressão existente no setor agrícola da pandemia de COVID-19 e da Estratégia Farm to Fork da UE, que visa reduzir o impacto ambiental e climático da produção. A inflação de alimentos deve atingir níveis não vistos em mais de 20 anos, disse Kottmeyer. “Se a guerra terminasse hoje, teríamos uma inflação de alimentos amplamente por três anos”, disse ele. “Isso é significativo. À medida que a guerra continua, a inflação de alimentos e o número de anos continuam a piorar.”

Os preços das commodities continuarão subindo, disse ele, com alguns modelos mostrando milho acima de US$ 12 por bushel. “Não estou dizendo que é um cenário provável, mas a questão é se você está preparado se for o cenário?” perguntou Kottmeyer.

Com a inflação de alimentos que existe atualmente e a probabilidade de piorar, há uma forte pressão sobre a estabilidade fundamental no norte e oeste da África, disse ele. “O conflito ucraniano provavelmente levará a outros conflitos nos próximos 24 meses”, disse Kottmeyer. “Isso poderia colocar uma pressão severa em qualquer número de commodities especiais e no comércio agrícola em geral.”


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.