CI

Habilidade secreta do girassol atrai polinizadores

Essa habilidade está nas cores


Foto: Marcel Oliveira

As flores são um dos exemplos mais marcantes da diversidade da natureza, apresentando inúmeras combinações de cores, padrões, formas e aromas. O propósito das flores é atrair polinizadores, e são nossos sentidos que as flores satisfazem. Um exemplo claro disso são os padrões ultravioleta (UV).

Muitas flores acumulam pigmentos UV em suas pétalas, formando padrões que são invisíveis para nós,  mas que podem ser vistos pela maioria dos polinizadores. A desconexão entre o que vemos e o que os polinizadores veem é particularmente notável nos girassóis. Apesar de seu status icônico na cultura popular, elas dificilmente parecem o melhor exemplo de diversidade de flores.

O que comumente pensamos como um único girassol é na verdade um aglomerado de flores, chamado de inflorescência. Todos os girassóis selvagens, dos quais existem cerca de  50 espécies na América do Norte, têm inflorescências muito semelhantes. Aos nossos olhos, as pétalas são do mesmo amarelo brilhante uniforme familiar. No entanto, ao olhar para o espectro UV (ou seja, além do tipo de luz que nossos olhos podem ver), as coisas são bem diferentes. Os girassóis acumulam pigmentos de absorção de UV na base das lígulas. Em toda a inflorescência, isso resulta em um  padrão UV bullseye.

De acordo com o The Conversation, os cientistas estão  cientes de dois padrões de flora UV há  muito tempo. Algumas das muitas abordagens que têm sido usadas para estudar o papel dos pais na atração de polinizadores têm sido bastante complicadas, como  cortar e esticar pétalas  ou  conchas com protetor solar. Quando comparamos girassóis com diferentes alvos de UV, descobrimos que os polinizadores podem discriminar entre plantas preferidas com alvos de UV de tamanho intermediário.

“Encontramos uma primeira pista de que esse também pode ser o caso dos padrões de UV em girassóis quando analisamos como sua variação é regulada no nível genético. Um único gene, HaMYB111, é responsável pela maior parte da diversidade do padrão UV que vemos em H. annuus. Este gene controla a produção de uma família de produtos químicos chamados  glicosídeos de flavonóis  , que encontramos em altas concentrações na parte das lígulas que absorvem UV. Os glicosídeos de flavonol não são apenas pigmentos de absorção de UV, mas também desempenham um papel importante em ajudar as plantas  a lidar com diferentes estresses ambientais”, explica.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.