Hambúrguer de laboratório está mais próximo
CI
Imagem: Pixabay
ALTERNATIVA

Hambúrguer de laboratório está mais próximo

Redução dos custos está acontecendo
Por: -Leonardo Gottems

Em 5 de agosto de 2013, o professor da Universidade de Maastricht, Mark Post, fez, cozinhou e provou o primeiro hambúrguer de carne bovina cultivado em laboratório do mundo. Em apenas três meses, o cientista conseguiu multiplicar células suficientes para obter 140 gramas de carne que o hambúrguer continha. No entanto, o seu custo foi a soma de € 250.000, contribuída pelo cofundador do Google, Sergey Brin. 

Após o sucesso daquele primeiro hambúrguer, Post se juntou a Peter Verstrate, um executivo com vasta experiência no mundo da carne tradicional, para criar a Mosa Meat, uma startup que tinha como objetivo trazer carne biologicamente real para escala comercial, mas não requer o sacrifício de animais. 

Recentemente, a empresa que cultivou o primeiro hambúrguer em um laboratório há sete anos, recebeu US$ 55 milhões em financiamento para continuar desenvolvendo sua tecnologia avançada e expandir a fábrica de Maastricht para que possa produzir alimentos para toda a Europa e obter licenças para levar o produto a diversos países, segundo o portal da Unilad. A contribuição de capital foi liderada pela Blue Horizon Ventures. 

"Nos próximos três anos, nosso objetivo será dimensionar a tecnologia para uma linha de produção de tamanho industrial, trabalhar com reguladores para demonstrar a segurança da carne cultivada e apresentar a primeira carne bovina cultivada aos consumidores", disse Sarah Lucas, gerente de produção. 

Com o forte apoio de 50 cientistas, a empresa conseguiu reduzir o custo em 88 vezes desde a fabricação de seu primeiro hambúrguer em 2013. Post e Verstrate estão otimistas e esperam continuar fazendo progressos para trazer o valor unitário abaixo de 9 euros por unidade. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink