CI

Hambúrguer de laboratório está mais próximo

Redução dos custos está acontecendo


Foto: Pixabay

Em 5 de agosto de 2013, o professor da Universidade de Maastricht, Mark Post, fez, cozinhou e provou o primeiro hambúrguer de carne bovina cultivado em laboratório do mundo. Em apenas três meses, o cientista conseguiu multiplicar células suficientes para obter 140 gramas de carne que o hambúrguer continha. No entanto, o seu custo foi a soma de € 250.000, contribuída pelo cofundador do Google, Sergey Brin. 

Após o sucesso daquele primeiro hambúrguer, Post se juntou a Peter Verstrate, um executivo com vasta experiência no mundo da carne tradicional, para criar a Mosa Meat, uma startup que tinha como objetivo trazer carne biologicamente real para escala comercial, mas não requer o sacrifício de animais. 

Recentemente, a empresa que cultivou o primeiro hambúrguer em um laboratório há sete anos, recebeu US$ 55 milhões em financiamento para continuar desenvolvendo sua tecnologia avançada e expandir a fábrica de Maastricht para que possa produzir alimentos para toda a Europa e obter licenças para levar o produto a diversos países, segundo o portal da Unilad. A contribuição de capital foi liderada pela Blue Horizon Ventures. 

"Nos próximos três anos, nosso objetivo será dimensionar a tecnologia para uma linha de produção de tamanho industrial, trabalhar com reguladores para demonstrar a segurança da carne cultivada e apresentar a primeira carne bovina cultivada aos consumidores", disse Sarah Lucas, gerente de produção. 

Com o forte apoio de 50 cientistas, a empresa conseguiu reduzir o custo em 88 vezes desde a fabricação de seu primeiro hambúrguer em 2013. Post e Verstrate estão otimistas e esperam continuar fazendo progressos para trazer o valor unitário abaixo de 9 euros por unidade. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.