CI

Helicoverpa armigera ataca pastagens no MS

Fundação Chapadão aponta 1º caso tornado público nessa cultura



Após atacar culturas como a soja, o milho, o algodão e café, entre outras, foi constatada a presença de Helicoverpa armigera em pastagens no estado do Mato Grosso do Sul. A descoberta – que é o primeiro caso tornado público nessa cultura – foi feita pelo diretor-executivo da Fundação Chapadão, Edson Borges.


“Já está confirmado, através do nosso entomologista da Fundação Chapadão, a presença de Helicoverpa armigera na região de Camapuã, Paraíso das Águas, entre pessoas que fazem a 'Integração Lavoura Pecuária', ou produzem semente de soja”, disse Borges em entrevista ao Sistema Brasileiro do Agronegócio.

“Estamos na época da colheita, então o alimento [da lagarta] termina, e ela acaba indo na pastagem, que está frutificando. É o que ela gosta de comer, a semente. Percebemos isso há 20 dias, e estamos calculando o prejuízo”, explica ele.

Sobre a forma de controle, o produto mostra receio: “Essa é uma preocupação bastante grande, porque até agora não há produto registrado para essa cultura. Estamos pesquisando para ver se o comportamento dela [Helicoverpa armigera] é semelhante ao que tem na cultura de grão, para daí então procurar um produto e esperar pelo registro. O prejuízo pode acontecer até que tudo isso ocorra”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.