Helicoverpa armigera é confirmada no sudoeste do Paraná
CI
Agronegócio

Helicoverpa armigera é confirmada no sudoeste do Paraná

Monitoramento é feito em programa da Codepa, com apoio da Ihara
Por: -Leonardo Gottems

Está confirmada a presença de Helicoverpa armigera na região sudoeste do Paraná. O monitoramento vinha sendo feito através de um programa realizado pela Cooperativa Codepa, com apoio da Ihara, através de armadilhas espalhadas em pontos estratégicos por mais de dez municípios, incluindo algumas cidades limítrofes a Santa Catarina. 

“Montamos 30 armadilhas com o objetivo de capturar o adulto da Helicoverpa. Uma única armadilha apanhou mais de sete mariposas numa só noite. É um resultado preocupante”, alerta Afonso Venzel, administrador técnico da Ihara. O estado do Paraná já sofreu com infestações de Helicoverpa armigera em 2013 e 2014. 

Segundo relato do pesquisador Carlos Marcelo, do IMA/MT (Instituto Mato-grossense do Algodão), assim que as primeiras mariposas forem detectadas nas armadilhas, é recomendado fazer uma inspeção no campo para verificar a presença de ovos. Caso eles sejam encontrados a indicação é iniciar as aplicações dos produtos. Isso se faz necessário para efetuar um controle nos estágios iniciais das lagartas, com melhor eficácia e sem causar prejuízo para o agricultor.

De acordo com o responsável pelo departamento técnico da cooperativa, Jocinei Vieira, os danos causados pela lagarta nos anos anteriores serviram para conscientizar os mais de 500 agricultores cooperados: “A verificação do plantio começou há mais de um mês. Monitoramos a olho toda a safra periodicamente, mas as armadilhas têm mais eficácia porque pegam os adultos e a partir daí podemos pulverizar e evitar a eclosão dos ovos da lagarta”.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.