CI

Heveicultura em discussão

Programa quer transformar MT no segundo produtor de borracha natural do Brasil


Com objetivo de incentivar a produção da seringueira em Mato Grosso foi realizada em Nova Nazaré (780 km a leste de Cuiabá), neste final de semana, uma reunião com lideranças políticas e produtores rurais sobre a cultura da seringa no Estado. De acordo com o superintendente estadual da Heveicultura, Israel Antunes Marques, Mato Grosso é o terceiro produtor de seringa no país, por isso tem potencial para crescer por meio do fortalecimento das cadeias produtivas.

O Programa de Implementação da Heveicultura em Mato Grosso, por meio do MT-Regional (MT-Prohevea) tem como meta transformar o Estado no segundo produtor de borracha natural do Brasil em um prazo de 15 a 20 anos. O objetivo é promover, num prazo de 15 anos, o plantio de 160 mil hectares seringueira junto a pequenos e médios produtores assentados e tradicionais em todo o Estado de forma a beneficiar 30 mil famílias rurais, num total de 120 mil pessoas. "Para um município com 1 milhão de árvores em produção equivalente a 2 mil hectares, teremos uma movimentação bruta de R$ 1,2 milhão por mês, o que demonstra que a seringueira é uma excelente alternativa de renda para uma cidade", informou Israel Marques.

A seringueira é uma árvore da família das Euphorbiaceae (Hevea brasiliensis) de folhas compostas, flores pequeninas e reunidas em amplas panículas, com fruto em uma grande cápsula com sementes ricas em óleo, cuja madeira é branca e leve e de cujo látex se fabrica a borracha. A árvore é originária da bacia hidrográfica do Rio Amazonas, onde existia em abundância e com exclusividade, características que geraram o extrativismo e o chamado ciclo da borracha, período da história brasileira de muita riqueza e pujança para a região amazônica.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.