CI

HF BRASIL/CEPEA: Sete novas oportunidades para incrementar seu negócio

Hortifruti Brasil traz importantes informações, como dinâmica de produção


Na edição deste mês, a revista Hortifruti Brasil, do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, traz importantes informações, como dinâmica de produção, os principais desafios e as oportunidades, de sete culturas que ainda não fazem parte do portfólio de levantamento diário, mas que têm grande relevância econômica. São elas: abóbora (incluindo a moranga), abobrinha, beterraba, caqui, coco, pepino e pêssego.

Desde o lançamento da Hortifruti Brasil, em 2002, a equipe busca ampliar as culturas abordadas em suas pesquisas. Atualmente, com 13 frutas e hortaliças acompanhadas, a equipe analisa quase que diariamente o equivalente a 66% do volume total de HF’s comercializado nas ceasas do Brasil em 2017 (tomou-se como base os dados do Programa de Modernização do Mercado Hortifrutigranjeiro, Prohort).

Na edição de setembro de 2017, nove culturas ainda não acompanhadas pela Hortifruti Brasil (abacate, abacaxi, alho, batata-doce, goiaba, maracujá, morango, pimentão e repolho) foram abordadas pela equipe. Essas culturas somadas com as já analisadas pela Hortifruti Brasil representam 79% do volume total de frutas e hortaliças comercializadas nas centrais de abastecimento nacionais.

Agora, com esta edição de abril que trouxe dados de outras sete culturas, quase 87% do volume de HF’s comercializado nas ceasas nacionais já tiveram espaço nas páginas da HF Brasil!

As culturas desta edição e as analisadas em setembro passado são frutas e hortaliças com poucas informações agronômicas e econômicas disponíveis. Por isso, a equipe da revista entrevistou produtores e comerciantes destas culturas, com o objetivo de entender a dinâmica da produção e, sobretudo, os principais desafios e oportunidades de cada segmento.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.