CI

Hidrogel pode ser usado em culturas hortícolas

"Melhora a aeração, mantém temperaturas que promovem melhor desenvolvimento e é biodegradável"


O hidrogel pode ser uma alternativa para melhorar a produtividade de cultivos hortícolas de estufa, diminuindo o gasto com irrigação. Isso porque, segundo um artigo publicado no portal especializado hortalizas.com, o hidrogel funciona como um mecanismo que retém líquido nas folhas das plantas. 

O hidrogel é um elemento composto por polímeros absorventes de água à base de poliacrilamida a 94% de monómero possuindo a capacidade de absorver a água até 150 vezes o seu próprio volume. “Além disso, melhora a aeração, mantém temperaturas que promovem melhor desenvolvimento, é biodegradável e ativa por vários anos”, diz o texto assinado por Erandy Rizo, jornalista da área de comunicação agrícola. 

A film farming, como a técnica é chamada, é uma revolucionária tecnologia japonesa que permite a planta crescer praticamente em qualquer lugar, como deserto, cimento, pântanos, solo contaminado, etc. Este formato agrícola usa folhas impermeáveis para separar as culturas do solo abaixo. Entre suas vantagens, é impedir que a água e os fertilizantes escapem, o que leva ao uso de quantidades mínimas desse líquido.  

CEO e fundador da Mebiol, Dr. Yuichi Mori, diz que a tecnologia "nasce da intenção de restaurar terras cultiváveis severamente contaminados pelo terremoto gigante no leste do Japão e também para regenerar expansão terras estéreis por aquecimento global". 

Além disso, uma vez que não é necessário dedicar todo o tempo e esforço necessários para aprender a cultivar a terra, é muito mais fácil para os jovens sem experiência iniciar a agricultura. Isso pode ajudar a resolver o problema da migração do campo para a cidade e a falta de pessoal existente na agricultura. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.