CI

Horda de gafanhotos ameaça algodão do Paquistão

"Depois de devorar a vegetação do deserto, eles seguem para as plantações"


Uma infestação de gafanhotos no Paquistão está trazendo muitos prejuízos para as propriedades que plantam algodão, principalmente para as maiores fazendas da cultura, correndo o risco de se espalharem para a Índia. De acordo com o repórter Zofeen Ebrahim, do SciDev.Net, os agricultores estão tomando medidas drásticas para afastar os insetos, como fazer barulhos durante o dia e fogueiras durante a noite. 

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), a infestação de gafanhotos no Paquistão e no estado indiano de Rajasthan persistirá ao longo de outubro e depois se mudará para o sudeste do Irã e Sudão por causa das chuvas de monções incomumente prolongadas. A precipitação no verão foi imprevisivelmente longa e intensa, diz Tariq Khan, diretor técnico do Departamento de Proteção Vegetal do Ministério de Segurança Alimentar e Pesquisa Nacional, atribuindo a invasão à umidade fora de época causada pelas mudanças climáticas. 

Após três anos de condições áridas, Umerkot viu chuvas nesta temporada, recarregando os poços e levantando grama alta. Encorajados pela umidade do solo, os moradores plantaram suas colheitas e estavam prestes a colher uma colheita abundante quando os gafanhotos atingiram. Um enxame (entre 30 e 50 milhões de gafanhotos) pode devorar 200 toneladas de comida por dia. Eles também podem voar uma distância de 150 quilômetros para procurar mais comida. O Paquistão viu pela última vez ataques de gafanhotos nessa escala em 1993. "Depois de devorar a vegetação do deserto, eles seguem para as plantações", diz Khan. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.