CI

Hormônio ajuda plantas construírem sistema de ventilação

Criação de mais estômatos nas folhas podem auxiliar as plantas na adaptação em diversos climas


Uma equipe de pesquisa do Laboratório Bergmann da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos descobriu como as plantas regulam a quantidade de estômatos que cada folha desenvolve. Os estômatos são pequenas aberturas nas suas folhas que as plantas precisam abrir para trocar gases e também liberar água. 

Além disso, as plantas conseguirão, fechando os estômatos, se manterem hidratadas em condições mais quentes e secas, mas podem perder o dióxido de carbono essencial ao realizar essa função. Nesse cenário, a equipe analisou a citocinina na planta Arabidopsis, um importante hormônio vegetal que influencia o desenvolvimento do estômato e coordena outros processos que ocorreram em toda a planta. 

De acordo com Anne Vatén, autora do estudo que foi publicado na Developmental Cell, a pesquisa conseguiu, através da análise do genoma, confirmar com sucesso que os genes associados com citocinina eram ativos em células que estavam prontas para se tornar estômatos. Com isso, ela afirma que esse é o primeiro ponto para iniciar a criação desse mecanismo de ventilação das folhas. 

“Seria muito bom poder prever melhor como a vegetação, como as florestas boreais, reagirão às mudanças globais no clima. Mudanças no desenvolvimento dos estômatos são um tipo de mecanismo que as plantas provavelmente usam para se adaptar quando o ambiente muda, mas temos muito mais para aprender sobre isso”, comenta. 

Sendo assim, a equipe identificou que, ao aumentar ou diminuir os níveis desse hormônio em células específicas das plantas que eram investigadas no laboratório, eles conseguiam alterar sutilmente a quantidade de estômatos que a planta produzia. Além disso, foi descoberto também que a citocina ativa o gene speechless que coloca as células no caminho para a produção de mais estômatos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.