CI

Hormônio vegetal acelera o crescimento das raízes

Experiência foi testada no tomate e no arroz


Cientistas norte-americanos identificaram, um hormônio vegetal que faz com que as raízes das plantas de tomate e arroz crescer mais rápido e ramificar-se mais. O Beta-cyclocitral acelera o crescimento das raízes quando adicionado ao solo, é vulgarmente encontrado em plantas e também torna o arroz mais resistentes ao solo salgado. 

Os pesquisadores queriam encontrar hormônios vegetais que afetassem o desenvolvimento da raiz. Sua pesquisa anterior sugeriu que algumas moléculas relacionadas carotenóides importantes, sendo que a equipe testou 20 carotenóides que foram reutilizados e estão disponíveis como aditivos alimentares e descobriram que o beta-ciclocitral destacado. 

Durante séculos, as plantas foram cultivadas por uma folhagem vigorosa e outras características facilmente visíveis. Porque as raízes estão escondidas no subsolo, elas foram amplamente ignoradas e, no entanto, as raízes formam metade da planta. De acordo com o coautor, Jazz Dickinson, o composto pode ter ajudado as raízes a crescer mais rapidamente através da camada superficial de solo salino para chegar ao solo salino mais profundo. 

Os pesquisadores esperam que o beta-ciclo-citral, como foi traduzido para o português, seja útil na agricultura à medida em que vai sendo adicionado ao solo ou polvilhado nas plantações. E como a molécula funcionou tanto no arroz quanto no tomate, duas plantas muito diferentes, é bem possível que esse tipo de descoberta possa aumentar o crescimento das raízes nas lavouras de forma mais ampla. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.