Hospital de Santa Maria prescreve Tamiflu para todos os tipos de influenza

Agronegócio

Hospital de Santa Maria prescreve Tamiflu para todos os tipos de influenza

De acordo com o infectologista do hospital, Fábio Lopes, o remédio não está sendo usado de forma “indiscriminada”
Por:
281 acessos

No Hospital Universitário de Santa Maria (RS), pacientes com sintomas de qualquer tipo de influenza são tratados com Tamiflu. De acordo com o infectologista do hospital, Fábio Lopes, o remédio não está sendo usado de forma “indiscriminada”. Em entrevista à Agência Brasil, ele garantiu que não há risco de que o estoque do hospital fique comprometido diante da decisão de tratar outros pacientes também com Tamiflu.

O Ministério da Saúde informou que a orientação é prescrever o medicamento para doentes em estado grave de todos os tipos de influenza, e não só para aqueles com o vírus H1N1, e para pessoas dos chamados grupos de risco (idosos e mulheres grávidas).

Segundo Lopes, a estratégia de usar o Tamiflu é importante porque o medicamento só tem efeito caso administrado nas primeiras 48 horas. Hoje, a confirmação laboratorial da doenças tem demorado mais de uma semana.

Ao todo, dez pessoas estão internadas no hospital com suspeita da doença, três delas na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Um dos pacientes é uma mulher grávida de sete meses e que foi submetida a uma cesariana antecipada na semana passada. O bebê também está internado na UTI pediátrica e se recupera bem – ele não contraiu a doença, mas precisa ganhar peso para deixar o local e ir para casa.

A demanda no hospital, um dos centros de referência para o tratamento de gripe suína em Santa Maria, chegou a quase 100 pacientes por dia no início da pandemia. Agora, de acordo com o diretor Sérgio Pereria, fica entre 50 e 60 consultas diárias. Todos os pacientes internados sob suspeita da doença, segundo ele, chegaram ao hospital com um quadro de pneumonia, o que pode ser sinal do agravamento da gripe suína.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink