CI

I Simpósio Brasileiro de Produção de Pescado movimenta 9ª TecnoCarne

Iniciativa tem apoio do novo Ministério de Pesca e Aquicultura e de empresas do setor


A 9ª TecnoCarne - Feira Internacional de Tecnologia para a Indústria da Carne, que acontece entre os dias 25 e 27 de agosto, além de apresentar produtos e serviços em diversas áreas para a indústria da carne, traz duas novidades: a volta do Espaço Aquipesca e o lançamento do 1º Simpósio Brasileiro de Produção de Pescado (Simbrapp), O objetivo é impulsionar o setor no Brasil ao informar aos visitantes sobre o mercado e a importância do pescado, que representa 18% do consumo mundial de proteínas animais.

O Espaço Aquipesca terá cerca de 1.000 m² e será destinado a diversas empresas especializadas em tecnologia para a modernização das atividades de cultivo, extração, logística, comercialização e beneficiamento de pescado. A iniciativa tem a parceria do Governo Federal e do novo Ministério de Pesca e Aquicultura, criado por lei sancionada em junho deste ano. Segundo o órgão, a expectativa é que a criação de espécies aquáticas em cativeiro, que hoje gera em torno de 260 mil toneladas de pescado, suba para 700 mil até 2011.

O 1º Simpósio Brasileiro de Produção de Pescado (Simbrapp) contará com uma programação especialmente voltada ao setor e oferecerá aos visitantes palestras, minicursos e discussões sobre a cadeia de produção da aquicultura. Entre os temas, estão agronegócio da piscicultura brasileira, manejo nutricional de peixes, sanidade e biossegurança na piscicultura, perspectivas sobre a produção e comercialização de peixes nativos e instruções para a implantação de frigoríficos de pescado. O evento é realizado pela Bayer Saúde Animal, pela Intervet Schering-Plough e pela Revista Aquicultura & Pesca, publicação da BTS.

Uma pesquisa realizada em 2008 pela consultoria ECD Food Service identificou que o brasileiro consome cerca de 40 gramas de peixe por refeição feita fora do lar, enquanto o consumo de carne bovina é de mais de 95 gramas por refeição. Mas esse quadro pode mudar, pois já se observa uma tendência mundial por uma alimentação mais saudável. Os peixes mais consumidos no Brasil são salmão, cação e merluza. O especialista Torben Petersen, do Chile, afirma que o crescimento médio do consumo de salmão e truta no mundo é de 10% ao ano. As informações são da assessoria de imprensa do evento.

Serviço:

9ª TecnoCarne - Feira Internacional de Tecnologia para a Indústria da Carne
Data: 25 a 27 de agosto de 2009
Horário: 14h às 21h
Local: Centro de Exposições Imigrantes - São Paulo (SP)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.