CI

I Workshop online do Projeto ConservaIn

O workshop foi realizado de forma on-line, na primeira semana de agosto


Foto: Pixabay

Foi realizado de forma on-line, na primeira semana de agosto, entre os dias 2 e 5, o I Workshop do projeto ConservaIn: Conservação in situ/on farm de recursos genéticos vegetais e integração com a conservação ex situ. 19 Unidades Descentralizadas da Embrapa estão envolvidas nas atividades de condução desta pesquisa, onde a Embrapa Clima Temperado é uma das três Unidades Descentralizadas que exercem ação de liderança no Projeto.

Solução de Inovação

O estudo prevê a apresentação de cinco Soluções de Inovação (SI), em que a Unidade de Pesquisa é responsável por conduzir a Solução de Inovação 4: Metodologia para conservação e manejo in situ/on farm de recursos genéticos vegetais propagados por sementes e integração com a conservação ex situ. A coordenação está sob a responsabilidade do pesquisador Irajá Antunes.

“Esta SI é exatamente a que irá promover com maior intensidade a interação da Embrapa, através de seus Bancos de Germoplasma com as iniciativas de conservação de comunidades de agricultores”, explicou.

“O tema referente a este projeto é de grande relevância não apenas para a Embrapa, mas para o País e também para a humanidade, pois tem uma identidade completa com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que tratam de questões ligadas à sustentabilidade do planeta”, comenta.

De acordo com o pesquisador, a Unidade de Pesquisa tem destaque no projeto ao realizar várias atividades  e envolver outros pesquisadores para o alcance da Solução de Inovação.

São parte integrante da equipe técnica do projeto os pesquisadores Caroline Castro, Eberson Eicholz, Enio Sosinski, Gilberto Bevilaqua e Rosa Lia Barbieri como responsáveis pela condução das atividades. Também fazem parte como colaboradores os pesquisadores  Ana Cláudia Barneche, Daniela Leite, José Ernani Schwengber e Sérgio Renan Alves e os analistas Alberi Noronha,Fábia da Costa, Raul Grehs e Rosângela Alves.

O Workshop

No dia 2, houve uma apresentação das linhas gerais do Projeto pela líder, a pesquisadora Marília Lobo Burle, da Embrapa Recursos Genéticos (Brasília,DF) e posteriormente, cada responsável pelas cinco SIs realizaram suas apresentações. 

Na sequência da semana, cada responsável por SI realizou uma apresentação sobre as atividades específicas planejadas pelo Projeto, seguida por discussão, diretamente para sua equipe de trabalho, a fim de certificar ações futuras a curto, médio e longo prazo.

O Projeto deu início em junho deste ano, mas a Embrapa Clima Temperado possui trabalhos na área de Recursos Genéticos em continuidade, onde na próxima safra, os seus resultados serão incorporados no ConservaIn. A partir do Workshop serão realizadas reuniões sequenciais com a equipe do Projeto na Unidade de Pesquisa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.