CI

IAC participa de projeto de educação ambiental em Americana

A transferência de conhecimento e tecnologia gerados no IAC é tão valorizada quanto o seu desenvolvimento


Foto: Divulgação

A transferência de conhecimento e tecnologia gerados no Instituto Agronômico (IAC) é tão valorizada quanto o seu desenvolvimento. A ciência está no cotidiano da população. Por isso, o IAC compartilha seus resultados não só com os setores de produção agrícola, mas também com estudantes dos vários níveis, inclusive da Educação Infantil. Em dezembro de 2021, o IAC disponibilizou mudas de café tipo arábica das variedades Catuaí Amarelo IAC 62 e Bourbon Amarelo IAC J9a para exposição de trabalhos e vivências de Portinari, realizada pela Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Tangará, em Americana, interior paulista. Os alunos puderam observar as mudas de café e os grãos nos diversos estágios de produção.

O projeto apresentou as obras de Cândido Portinari para as crianças. A escolha do artista se deve ao fato de ele ter se dedicado a representar a cultura brasileira. Ao longo do desenvolvimento do projeto, a professora Solange Serran Socci Pinese viu a possibilidade de ampliar as áreas de conhecimento a partir da obra Café, segundo Angelica Prela Pantano, pesquisadora do IAC, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

A cientista conta que o conteúdo foi adaptado ao público infantil, que recebeu informações básicas sobre o cultivo do café. “Foi a primeira vez que participei desse projeto, que faz parte da programação de atividades dessa escola e pode ser solicitado novamente no próximo ano”, diz Angelica.          

Entre as diversas atividades realizadas na escola, destacam-se o desenho com tinta de café, degustação de cafezinho, receita de bolo de chocolate com café, cronologia das sementes ao pó de café e apresentação sobre a lenda do café. O projeto permitiu relacionar ao currículo temas de meio ambiente. “No início da minha carreira como pesquisadora, eu atuava bastante transferindo o conhecimento por meio de palestras e educação infantil”, afirma a pesquisadora.

As obras de Cândido Portinari abrangem o universo da primeira infância ao retratar jogos e brincadeiras que fazem parte do universo infantil até hoje.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.