CI

IAC promove reunião para discutir o plantio direto

Destinado a pesquisadores, técnicos e estudantes, o evento vai discutir o desenvolvimento do sistema


O Instituto Agronômico, ligado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado (IAC/Apta/SAA), promove, nesta terça-feira (18/8), em Campinas, reunião do Programa SPDireto II. Destinado a pesquisadores, técnicos e estudantes, o evento vai discutir o desenvolvimento do sistema de plantio direto nas diferentes condições regionais, de maneira integrada e multidisciplinar. O objetivo é avaliar dificuldades e obstáculos encontrados na implantação do sistema, bem como necessidades de pesquisa e experimentação em busca da evolução tecnológica.


Na abertura, o coordenador da Apta, pesquisador Orlando Melo de Castro, vai falar sobre conjuntura e oportunidades do sistema de plantio direto. Já o pesquisador Ondino Cleante Bataglia, da Fundação Agrisus, apresentará o “Estado da arte do plantio direto no Brasil, avaliado pelo Rally da Safra 2009”.

Os resultados do Levantamento Censitário das Unidades de Produção Agropecuária do Estado de São Paulo (Projeto Lupa) 2007/08 sobre o plantio direto serão apresentados pelo engenheiro agrônomo Mário Ivo Drugowich, da Divisão de Extensão Rural da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Dextru/Cati).

O pesquisador Marcelo Francisco Arantes Pereira, do Pólo Regional Centro Norte da Apta, vai abordar o tema “Entomofauna de solo em sistema de integração lavoura e pecuária (milho x braquiária)”.

Também estão previstos debates sobre a situação atual, demandas e oportunidades, discussão de propostas de pesquisa para a safra 2009/10 e informações gerais sobre o SPDireto por parte da pesquisadora do IAC Isabella Clerici De Maria, coordenadora do evento.


Com base no Lupa, o pesquisador José Alberto Ângelo, do Instituto de Economia Agrícola (IEA/Apta/SAA) calculou em 760,76 mil hectares a área atual cultivada em sistema de plantio direto no Estado de São Paulo. Os destaques são a soja (com 243, 8 mil hectares), o milho (205,14 mil hectares), o milho safrinha (111,38 mil hectares), o feijão (47,96 mil hectares), a cana-de-açúcar (38,48 mil hectares) e o trigo (30,58 mil hectares). (Programação completa: www.apta.sp.gov.br)

SERVIÇO:
“Reunião Técnica do Programa SP Direto II 2009”
Data: 18 de agosto
Horário: 9h15
Local: Anfiteatro do IAC - Av. Barão de Itapura, 1.481, Campinas/SP

As informações são da assessoria de imprensa

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.