CI

Iagro imuniza 17 mil animais na divisa do MS com a Bolívia

A vacinação na região alta de Corumbá já imunizou mais de 17 mil animais do rebanho de 140 mil existente na fronteira


As ações de vigilância sanitária animal na fronteira de Mato Grosso do Sul com a Bolívia completaram um mês, desde o aparecimento de focos de aftosa no país vizinho. Para evitar a introdução do vírus no Estado, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Iagro) mantém 6 barreiras fixas, uma patrulha fluvial e seis barreiras volantes em constante vigilância na região. Além disso, a Iagro deflagrou a vacinação estratégica na região alta de Corumbá e já imunizou mais de 17 mil animais do rebanho de 140 mil existente na fronteira.

De acordo com o diretor-presidente da Iagro, Roberto Rachid Bacha, desde a notificação dos focos de aftosa no país vizinho, os fiscais da Iagro estão fazendo a vigilância e a vacinação acompanhada dos bovinos. "Apesar das chuvas, mais de 17 mil animais já foram imunizados pelos próprios fiscais da Iagro em aldeias e assentamentos da região", lembrou. A expectativa do presidente é que as ações sejam concluídas com sucesso em mais 30 dias.

"O resultado está sendo considerado muito bom, e nossa expectativa é de que os trabalhos possam ser finalizados em 30 dias", ressaltou.

Bacha destacou ainda a importância da participação dos produtores de Corumbá que estão seguindo os procedimentos e vacinando corretamente o gado. "Os produtores de Corumbá têm sido nossos grandes parceiros, o que garante a excelência do trabalho de sanidade", frisou.

Barreiras

Nas barreiras montadas pela Iagro na divisa de Corumbá com a cidade boliviana de Puerto Suarez, uma média de 2.300 veículos são pulverizados com líquido de desinfecção diariamente.

O presidente da Iagro está confiante que a condução correta das ações garante a sanidade do gado da região. "Temos hoje confiança que a condução do trabalho foi correta, o que nos deixa fora do risco de contaminação pela doença", concluiu.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.