Iapar orienta pequenos produtores na Expotécnica

Agronegócio

Iapar orienta pequenos produtores na Expotécnica

Um dos destaques é a unidade de máquinas e equipamentos
Por:
1950 acessos
O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) participa nesta quinta-feira (7) e sexta-feira (8) da 18ª Expotécnica, que acontece no município de Sabáudia, no Norte do Estado. A instituição apresenta um conjunto de tecnologias adequadas ao perfil da agricultura praticada na região. Um dos destaques é a unidade de máquinas e equipamentos para plantio direto em pequenas propriedades, adequados tanto para produtores que somente dispõem de tração animal quanto para aqueles que utilizam tração mecânica (trator) de baixa potência.

Também serão repassadas recomendações para reduzir o problema da compactação do solo em virtude de operações que envolvem o tráfego de máquinas no terreno.

CAFÉ – O Iapar também apresenta uma vitrine de variedades de café, onde os produtores poderão conhecer os avanços obtidos na área de melhoramento genético. São materiais desenvolvidos para um modelo de cafeicultura que busca aumentar a produtividade e melhorar a qualidade da bebida.

Também estão à disposição do produtor informações sobre como promover a diversificação das atividades na propriedade, reduzir custos de produção, insumos e energia, e aumentar a eficiência da mão-de-obra e infraestrutura disponível, e ainda preservar o meio ambiente.

METEOROLOGIA – No estande do Iapar, um pesquisador estará à disposição dos produtores para discutir em detalhes as implicações das condições climáticas sobre as práticas agrícolas, especialmente no que diz respeito ao zoneamento de plantio. Numa estação meteorológica montada especialmente para o evento, será possível conferir em tempo real informações sobre temperatura, umidade, velocidade do vento e condições gerais do tempo.

A 18ª Expotécnica é realizada no Sítio São José, de Cláudio Vicente D`Agostini, localizado no km 21 da rodovia que liga Arapongas a Astorga. Sua realização é fruto de parceria entre a Seab (e suas vinculadas Emater e Iapar), Embrapa, Prefeitura Municipal de Sabáudia, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Itaipu Binacional e Cocamar. Conta ainda com o apoio de cooperativas, empresas e entidades ligadas à agropecuária.


Serviço:

18a Expotécnica, em Sabáudia
Hora: 8h às 16h
Data: 7 e 8 de julho
Local: Sítio São José, do produtor Cláudio Vicente D´Agostini, localizado no km 21 da rodovia que liga Arapongas a Astorga

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink