CI

IAPAR põe à venda novos mapas de solos do Paraná

No Paraná, a grande variedade de solos merece atenção especial, pois comporta tanto solos frágeis quanto muito férteis e estáveis


Os novos mapas de solos do Paraná, lançados pelo Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) e pela Embrapa, na abertura da 1ª Reunião Paranaense de Ciência do Solo, no mês passado, já podem ser adquiridos na unidade regional de pesquisa do Instituto em Curitiba. A partir da próxima semana, estarão disponíveis também na sede de Londrina e na unidade de Ponta Grossa.

Os mapas foram produzidos pelas equipes de estudos de solos de duas unidades da Embrapa (Florestas/Colombo e Solos/Rio de Janeiro) e são publicados com o apoio do Instituto. No material constam um mapa geral dos solos do Paraná impresso (escala 1:600.000), 21 mapas regionais (escala 1:250.000), em CD, além de um livro com a descrição deles. O kit custa R$ 30.

Os trabalhos de levantamento e classificação dos solos do Estado começaram em 1966, na extinta Comissão de Estudos dos Recursos Naturais Renováveis, uma entidade pública autônoma mantida pelos governos federal e estadual, e geraram sete mapas regionais na escala 1:300.000, entre 1970 e 1979, e um mapa geral na escala 1:600.000, publicado pela Embrapa com apoio do IAPAR, em 1984.

Diferenciais - De acordo com o pesquisador da área de solos do Instituto, Gonçalo Signorelli de Farias, todos esses mapas se esgotaram ao longo dos anos, dada a intensa procura pelos usuários. Essa nova edição atualiza a nomenclatura utilizada em tais mapas para identificar os solos, de acordo com o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos, adotado oficialmente pelo país em 1999, e, como novidade, oferece ao público um número maior de mapas regionais com escala mais detalhada, explica o pesquisador.

Os mapas de solos prestam-se a um grande número de atividades relacionadas com o planejamento da utilização e ocupação das terras, tanto para fins agrossilvopastoris quanto para preservação ambiental, manejo de bacias hidrográficas e usos urbanos. Sua importância é crescente em um mundo cada vez mais ávido por informações sobre o meio físico. No Paraná, a grande variedade de solos merece atenção especial, pois comporta tanto solos frágeis quanto muito férteis e estáveis. Agora, com esses mapas, temos mais uma fonte de conhecimento sobre a base que sustenta a vida, completa Farias.

Serviço: O kit com mapas de solos pode ser encontrado na Unidade Regional de Pesquisa do IAPAR em Curitiba (Centro Administrativo do Governo do Estado do Paraná, Rua Máximo João Kopp, 274 - Santa Cândida - Bloco 1 Ala Sul)

Informações: 41 3351 7300 e [email protected] ou [email protected]

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.