IBGE: abate inspecionado de frango recuou 0,71% em 2018

Frango

IBGE: abate inspecionado de frango recuou 0,71% em 2018

Os dados são preliminares
Por:
28 acessos

Os dados são preliminares. Mas, aceitos os últimos números divulgados pelo IBGE (relativos aos abates registrados em estabelecimentos sob inspeção federal, estadual ou municipal), em 2018 foram abatidas no Brasil perto de 5,7 bilhões de cabeças de frango, volume quase 2,5% menor que o de 2017.

Teoricamente, o mesmo índice de redução deveria incidir sobre o volume de carne de frango decorrente desses abates. Mas o recuo no volume foi significativamente menor, de apenas 0,71%, indicando que houve aumento de produtividade (de quase 2%) em relação ao ano anterior.

Detalhe que não escapa diz respeito ao volume produzido no quarto trimestre de 2018: foi o segundo menor do ano, ficando apenas 0,05% (1,7 mil toneladas) acima do que foi produzido no segundo trimestre. Ou seja: não fosse a greve dos caminhoneiros (que paralisou os abates entre maio e junho), a menor produção de 2018 seria registrada nos três últimos meses do ano.

Isso, porém, não chega a ser novidade: os dados relativos a 2017 apontam que a menor produção daquele exercício ocorreu no quarto trimestre. Sinal de que os esforços produtivos do setor já não estão mais concentrados no trimestre que abrange o período de Festas, tradicionalmente o de maior consumo do ano.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink