CI

IBGE: em 2011 abate animal inspecionado cresceu 3,8

Essa expansão, entretanto, não foi homogênea



Os últimos dados de 2011, ontem divulgados pelo IBGE, mostram que no ano passado o abate inspecionado das três principais carnes – bovina, suína e de frango – somou 21,5 milhõess de toneladas, aumentando quase 4% em relação a 2010.

Essa expansão, entretanto, não foi homogênea. O volume de carne bovina abatida em estabelecimentos sob inspeção recuou perto de 3%, enquanto o de carne suína aumentou mais de 9%.

A carne de frango também registrou expansão, de 6,6%. E embora seu índice de aumento tenha sido menor que o da carne suína, foi quem mais contribuiu para o aumento global registrado. Ou seja: a carne de frango participou com 88% do adicional de pouco mais de 794 mil toneladas registrado no exercício passado.


Isso, naturalmente, implicou em aumento de participação da carne de frango no volume total abatido em estabelecimentos sob inspeção que, no caso, passou de 51% para 53% em valores arredondados. Aumentou também a participação da carne suína (de 15% para 16%), enquanto retrocedeu a da carne bovina (de 34% para 31%).




Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.