CI

IBGE dá destaque aos dois maiores produtores de ovos de 2017

Eventualmente, a classificação poderá ser considerada um pouco equivocada, mas o IBGE ressalta em sua última PPM, divulgada na semana passada


Eventualmente, a classificação poderá ser considerada um pouco equivocada, mas o IBGE ressalta em sua última Pesquisa Pecuária Municipal (PPM), divulgada na semana passada, que os dois principais municípios produtores de ovos do Brasil - Santa Maria de Jetibá, no Espírito Santo; e Bastos, em São Paulo – são também os maiores geradores de renda no segmento produtor de alimentos de origem animal. O terceiro município classificado é Castro, no Paraná, mas com a produção de leite. 

O possível equívoco, neste caso, advém do fato de, nos levantamentos realizados, não ser avaliado, por exemplo, o valor da produção de bovinos, suínos ou frangos. Mas também pode ser argumentado que os três produtos citados não são alimentos diretos - exigem abate e processamento, o que os torna produtos agroindustriais. Independente disso, porém, aplausos pelo destaque a Santa Maria de Jetibá e Bastos que, juntos, responderam em 2017 por cerca de 15% da produção brasileira de ovos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.