CI

IBGE reduz em 1,3% projeção para safra

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística a colheita será menor do que a projeção de maio


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revisou para baixo, pela primeira vez neste ano, a previsão da safra 2007. Segundo a estimativa do instituto relativa a junho e divulgada nessa terça-feira (10-07), a colheita será de 133,4 milhões de toneladas, 1,3% menor do que a projeção de maio, que chegava a 135,1 mi de toneladas.

A mudança ocorreu por causa de problemas climáticos que comprometeram as culturas de feijão, milho e um pouco da soja. Apesar do recuo, a safra recorde deste ano está garantida, disse o gerente do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), Neuton Rocha.

Segundo ele, a redução reflete exclusivamente problemas climáticos e, se houver novas revisões nos próximos meses, serão de pequena magnitude. A safra recorde anterior foi registrada em 2003, de 123,6 milhões de toneladas.

Segundo Rocha, as possíveis revisões ainda poderão ocorrer no trigo - cuja colheita ocorre no segundo semestre - e no milho safrinha (2ª safra), colhido até o início de setembro. Ele explicou que 90% da safra já estão colhidos. A safra estimada para o trigo é de 3,98 milhões de toneladas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.