CI

Ibotirama/BA receberá Seminário Regional de Apicultura

Evento deverá reunir cerca de 500 apicultores, meliponicultores, estudantes dos cursos de Técnicas Agrícolas e Agronomia e outros interessados


Salvador - O município de Ibotirama, no oeste do Estado da Bahia, a 667 km de Salvador, sediará no próximo dia 15 o IV Seminário Regional de Apicultura e Meliponicultura. O evento deverá reunir cerca de 500 apicultores, meliponicultores, estudantes dos cursos de Técnicas Agrícolas e Agronomia e pessoas interessadas na criação de abelhas ou produção de produtos apícolas.

De acordo com o apicultor Itamar Queiroz, o seminário será uma oportunidade “que os apicultores terão para trocar experiências, em especial sobre a comercialização, visto que neste século a palavra de ordem é cooperar e a Coopamesf se propõe a fazer a ponte de desenvolvimento sustentável da apicultura local, regional, territorial". A Coopamesf (Cooperativa Regional dos Apicultores do Médio São Francisco) tem sede em Ibotirama.

A programação incluirá painéis sobre ‘Apicultura e Meliponicultura’, ‘Plano de Desenvolvimento da Apicultura do Território Velho Chico’, ‘Gestão, Inspeção e Associativismo’. Palestras sobre ‘Apicultura: Panorama e Perspectivas da Região Oeste e Médio São Francisco’, ‘Manejo para Aumento da Produtividade’; ‘Meliponicultura: Manejo e conservação de abelhas indígenas na Caatinga’; ‘Políticas de Desenvolvimento Territorial para a Apicultura’; ‘Gestão de Apiários’; ‘Inspeção de Casa de Mel’; ‘Cultura da Cooperação’; e ‘Momento Febamel’ (Federação Baiana dos Apicultores e Meliponicultores).

Ainda durante o seminário será inaugurado oficialmente o entreposto de mel e cera de abelhas localizado no município. “O evento busca a integração dos atores que compõem a cadeia apícola, proporcionando troca de informações e debate sobre os rumos da atividade no Território Velho Chico e Oeste Baiano”, acrescenta a gestora do projeto de Apicultura Integrada e Sustentável (Apis) São Francisco, Adriana Morais.

O IV Seminário Regional de Apicultura e Meliponicultura é realizado pela Prefeitura Municipal de Ibotirama, Sebrae/BA, Câmara de Dirigentes Lojistas de Ibotirama, EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola), Coopamesf, Fundifran, Caixa Econômica, Secretaria de Desenvolvimento Territorial, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Codevasf.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.