CI

Icafe prevê safra 2007/08 em até 35 milhões de sacas

O Brasil, maior produtor de café do mundo, enfrentou um tempo seco este ano


A safra de café do Brasil em 2007/08 deverá ficar entre 32 milhões e 35 milhões de sacas de 60 quilos, mas o país deve ter uma colheita bem maior em 2008/09, de acordo com avaliação de uma equipe de agrônomos.

O grupo, enviado ao Brasil pelo Instituto de Café da Costa Rica (Icafe), anunciou após duas semanas de levantamentos de campo que uma seca seguida de chuvas irregulares, além da baixa no ciclo bianual do café, deverá reduzir a colheita da próxima safra, que ganha força em meados de julho.

"Nas árvores mais jovens, com dois ou três anos, não deve haver perda de produtividade com o estresse hídrico", afirmou a equipe. "Mas nas lavouras mais velhas, observamos uma florada irregular e mais deficiente."

Em particular, integrantes da equipe afirmaram esperar uma safra no intervalo mais baixo da previsão. "O longo período de chuvas causou uma florada irregular..."", disse o time. "Como resultado, a colheita será irregular."

O Brasil, o maior produtor de café do mundo, enfrentou um tempo seco este ano, gerando especulações sobre uma colheita abaixo da esperada. Posteriormente choveu bastante, mas de maneira irregular. Ao mesmo tempo, a demanda doméstica por café no Brasil cresceu para cerca de 16 milhões de sacas por ano, o que, combinado com uma valorização do real frente ao dólar, levou a uma diminuição do produto disponível para exportação.

O grupo costa-riquenho espera uma grande safra de 45 milhões a 48 milhões de sacas para o ciclo 2008/09. O Icafe, que tradicionalmente fornece as estimativas iniciais para safras brasileiras com mais exatidão, também destacou que produtores locais estão prestando mais atenção à qualidade.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.