CI

Idec pede esclarecimento ao presidente da República sobre liberação do comércio de transgênicos


O Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) encaminhou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva uma carta solicitando esclarecimentos e providências sobre a liberação da safra de soja transgênica que está sendo colhida este ano. Na carta, o Idec questiona os motivos que levaram o governo a se preocupar com os produtores clandestinos de soja transgênica e deixar de lado os consumidores brasileiros.

"Essa medida provisória não olhou para os consumidores, que por não terem feito nada terão que consumir um produto que está proibido de ser comercializado. Além disso, o governo está penalizando a honestidade dos produtores que cultivaram soja convencional, já que estes terão que custear a certificação de sua safra", afirma Marilena Lazzarine, coordenadora executiva do Idec.

Segundo ela, o Idec deve tomar até a próxima segunda-feira uma medida judicial para tentar evitar que a soja transgênica seja comercializada no mercado interno. "Esperamos que o governo volte atrás em sua decisão. Esperamos que haja bom senso da parte deles", afirma Marilena.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.