Identificada enzima que aumenta rendimento

ESTUDO

Identificada enzima que aumenta rendimento

"Este estudo mostrou que a enzima PGI1 é um fator decisivo para o desempenho das plantas"
Por: -Leonardo Gottems
3887 acessos

Pesquisadores do Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC) identificaram uma enzima que desempenha um papel importante na determinação da produção e desenvolvimento de sementes na planta  Arabidopsis, que é muito utilizada para pesquisas. De acordo com Javier Pozueta, pesquisador do Instituto de Agrobiotecnologia, a enzima plastídeo phosphoglucose isomerase (PGI) controla a formação das sementes e acumulação de substâncias de reserva, tais como óleos e proteínas. 

"Este estudo mostrou que a enzima PGI1 é um fator decisivo para o desempenho das plantas devido ao seu envolvimento em dois processos muito diferentes e aparentemente não relacionados: o desenvolvimento reprodutivo e a produção de substâncias de reserva (óleos e proteínas) nas sementes”, comenta. 

Para chegar a este resultado os cientistas separaram as plantas entre aquelas que foram geneticamente modificadas e não possuem mais esse tipo de proteína e as variedades silvestres. Nesse cenário, eles chegaram à conclusão de que as plantas modificadas produziam um número menor de sementes. 

“Os resultados mostraram que a produção de sementes da planta modificada é menor do que a das variedades silvestres. Além disso, as sementes da geneticamente modificada são mais leves e acumulam menos ácidos graxos e proteínas do que as sementes silvestres ", afirma o pesquisador. 

Em espécies oleaginosas, como  Arabidopsis, ácidos graxos e proteínas são componentes que determinam o peso das sementes. "Neste estudo, mostramos que as vias metabólicas envolvidas na síntese desses compostos são nutridas por compostos gerados a partir de um processo metabólico em que intervém a PGI1", conclui Pozueta. 

 

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink