Identificada planta que floresce após incêndio

CERRADO

Identificada planta que floresce após incêndio

A planta é popularmente conhecida como "cabelo de índio".
Por: -Leonardo Gottems
63 acessos

Um estudo realizado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) identificou uma planta do Cerrado brasileiro, a Bulbostylis paradoxa, que tem a capacidade de florescer um dia após a ocorrência de um incêndio. De acordo com a pesquisa, que foi intitulada como “Das cinzas às flores”, leva dois meses para que o Cerrado queimado se torne um jardim exuberante. 

"Esta é a paradoxa tipo Bulbostylis, uma erva perene da família Cyperaceae, popularmente conhecida no Brasil como Cabelo-de-indio" [o cairn tigre em castelhano] disse a principal autora do artigo, Alessandra Fidelis. 

A Bulbostylis paradoxa é uma planta amplamente difundida na América do Sul, da Venezuela ao sul do continente, e só floresce em uma escala significativa após o incêndio. "Em nossos experimentos com queimada cuidadosa como prática de manejo, verificamos que as plantas dessa espécie, reduzidas pelo fogo à condição de cotos carbonizados, começam a apresentar manchas brancas 24 horas após os incêndios. Esses pequenos pontos são inflorescências embotadas. Em pouco mais de uma semana, as flores são totalmente formadas e são adequadas para a polinização. A velocidade dessa resposta é uma grande vantagem para estas plantas, pois permite que elas floresçam, frutifiquem e dispersem suas sementes através do vento em um espaço livre, com o solo descoberto, sem barreiras ou competidores”, completa. 

"O Cerrado evoluiu com fogo. É por isso que sua vegetação se regenera facilmente, mesmo com o aparecimento de espécies que não existiam em certas áreas. A fauna, no entanto, pode sofrer perdas, porque muitos animais estão presos entre os incêndios”, conclui a pesquisadora. 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink