CI

Identificado gene que que controla autopolinização

Mais tarde, os pesquisadores desenvolveram uma linha de plantas autoincompatíveis de Arabidopsis


Foto: Wikipedia

Descobriu-se que o gene  Highlander  regula a auto-incompatibilidade, que tem o potencial de permitir que as plantas se autofertilizem, criando oportunidades para produzir culturas mais fortes e resilientes para a agricultura. A investigação começou com a observação da papoula do campo,  Papaver rhoeas , que tem o mecanismo para evitar problemas na autofecundação. As papoulas podem reconhecer seu próprio pólen e desencadear um programa de suicídio celular, fornecendo uma maneira precisa e limpa de remover grãos de pólen indesejados.

Essa capacidade de controlar se uma planta pode ou não se autofertilizar tem o potencial de ajudar os melhoristas a desenvolver culturas mais resistentes. Os pesquisadores então usaram  Arabidopsis thaliana  (uma planta "autocompatível") como base para a pesquisa para obter informações sobre a autoincompatibilidade das culturas. A planta passou por avaliação genética para identificar um gene chave para regular a autoincompatibilidade.

Mais tarde, os pesquisadores desenvolveram uma linha de  plantas autoincompatíveis de Arabidopsis  projetadas para identificar o gene "Highlander", que, quando excluído, removeu a autoincompatibilidade e tornou uma planta autoincompatível completamente autofértil. O gene também codifica a proteína PGAP1 encontrada em leveduras e humanos, e agora também em plantas. Esta é a primeira vez que uma função para ela foi identificada em plantas. O gene “Highlander” recebeu o nome do guerreiro imortal do filme de 1986 com o mesmo nome, que  em espanhol foi chamado de 'Os Imortais'. O estudo foi feito pela Universidade de Birmingham.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.