Identificados genes que tornam morangos resistentes a murcha
CI
Imagem: Pixabay
ESTUDO

Identificados genes que tornam morangos resistentes a murcha

Este trabalho significa que os criadores podem introduzir o gene resistente
Por: -Leonardo Gottems

As perdas de morango da murcha de Fusarium podem se tornar uma ameaça menor depois que pesquisadores da Universidade da Califórnia, Davis, descobriram genes que são resistentes à doença mortal transmitida pelo solo. As descobertas, publicadas na revista Theoretical and Applied Genetics, são o culminar de vários anos de trabalho, e a descoberta ajudará a proteger contra perdas de doenças, disse Steve Knapp, diretor do Strawberry Breeding Program da UC Davis.

″O que conquistamos aqui é importante e valioso para a indústria e vai proteger os produtores″, disse Knapp. Os morangos são uma cultura importante na Califórnia, onde cerca de 1,8 bilhão de libras da fruta nutritiva são cultivadas a cada ano, representando cerca de 88% do que é colhido nos Estados Unidos.

Nesse contexto, encontrar os genes pode prevenir uma pandemia de murcha de Fusarium. ″A doença começou a aparecer com mais frequência no estado″, disse Glenn Cole, criador e gerente de campo do Strawberry Breeding Program. ″Uma vez que a murcha entra, a planta simplesmente trava. Você tem uma morte total.″

Os cientistas da UC Davis examinaram milhares de plantas de morango no viveiro da Faculdade de Ciências Agrícolas e Ambientais e coletaram amostras de DNA. Eles então usaram triagem genética e desenvolveram diagnósticos de DNA para identificar genes que são resistentes à raça primária de murcha de Fusarium. ″Os genes flutuam no germoplasma de morango há milhares de anos″, disse Cole, mas ninguém trabalhou para identificá-los.  

Este trabalho significa que os criadores podem introduzir o gene resistente em futuras variedades de morango. Neste outono, o programa lançará novas cultivares que possuem o gene de resistência à murcha de Fusarium . E as ferramentas de diagnóstico de DNA ajudarão os criadores a responder às novas variantes de murcha de Fusarium que se desenvolvem.

″Haverá novas ameaças e queremos estar preparados para elas″, disse Knapp. ″Queremos entender como isso funciona em morangos para que, à medida que novas ameaças surjam, possamos resolvê-las o mais rápido possível.″


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.