IGC eleva previsão para safras de trigo e milho 11/12
CI
Agronegócio

IGC eleva previsão para safras de trigo e milho 11/12

Peodução global de trigo foi projetada em cinco milhões de t
Por:
LONDRES (Reuters) - Os estoques globais de trigo ao final da temporada 2011/12 parecem prontos para superar o recorde anterior, atingido há mais de uma década, disse o Conselho Internacional de Grãos (IGC) nesta quinta-feira (23), que elevou sua projeção para a produção à máxima de todos os tempos.


O IGC, em relatório mensal, aumentou sua estimativa para a produção global de trigo em cinco milhões de toneladas, para um recorde de 695 milhões, refletindo, em parte, estimativas maiores para as safras do Cazaquistão, Índia e Austrália.

"Apesar de o consumo total estar crescendo mais rápido que o ritmo médio, os estoques globais estão projetados para subir para 211 milhões de toneladas, superando o recorde anterior de 1999/2000", disse ele.

A produção de trigo no Cazaquistão foi projetada em 22,7 milhões de toneladas, contra a estimativa anterior de 22 milhões e mais que o dobro da temporada anterior, com 10 milhões de toneladas.

O IGC disse que o uso de trigo para ração totalizaria 131 milhões de toneladas, maior volume desde o início dos anos 90, impulsionado pelos preços atrativos na comparação com o milho.

AUMENTO DA ÁREA DE TRIGO

O IGC também disse que a área global de plantio de trigo deve aumentar em 1,5 por cento na colheita 2012/13, incluindo ganhos na América do Norte e na ex-União Soviética.

"Embora as safras estejam, na maioria, se desenvolvendo bem no hemisfério norte, a seca continua trazendo preocupação em partes dos EUA e da Ucrânia", disse o IGC.

"O rendimento médio pode não atingir a máxima do ano passado e, por isso, a produção global foi projetada para recuar em 15 milhões de toneladas, para 680 milhões", acrescentou ele.
SAFRA DE MILHO

O IGC também elevou sua estimativa para a safra global de milho em 2011/12, em 3 milhões de toneladas, para 864 milhões.

As revisões altistas mais significativas foram para Ucrânia e Brasil, enquanto a perspectiva para a safra argentina é de queda.

"Uma severa seca reduziu os rendimentos na América do Sul, especialmente na Argentina, mas o Brasil continua no caminho para produção de uma safra recorde", disse o IGC.

O órgão previu que a área global para plantio de milho este ano aumentaria em 0,6 por cento, para um recorde de 167 milhões de hectares, observando que o plantio começa em breve no hemisfério norte.

As importações de grãos do Irã em 2011/12 foram revisadas para cima, para 5,2 milhões de toneladas, ante 4,5 milhões de toneladas previstas anteriormente e contra 4,2 milhões da temporada passada.

O Irã aumentou suas compras de trigo no mercado internacional esta semana, levando o total comprado este mês para quase 2 milhões de toneladas, enquanto busca enfrentar as sanções ocidentais, que se opõem a suas ambições nucleares.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.