GLOBAL

IGC prevê área mundial de trigo menor em 2018-2019

Nova redução da área plantada nos EUA e ajuste na Rússia
Por: -Leonardo Gottems
259 acessos

Entidade formada por técnicos independentes de 50 países, a IGC (Conselho Internacional de Grãos, na sigla em inglês) estimou que a área mundial de trigo deverá cair 242.811 hectares em 2018-2019, ficando em 88,7 milhões de hectares. De acordo com a Consultoria Trigo & Farinhas, trata-se de uma queda abaixo da média dos últimos cinco anos, pressionada principalmente por una nova redução da área plantada nos EUA.

Segundo o primeiro prognóstico para a próxima temporada do Conselho, a estimativa reflete também um leve ajuste no plantio da Rússia (em torno de 300.000 hectares). “Este dado está sendo observado muito de perto diante da grande produção recorde deste ano, que a levará a ser o principal exportador mundial de trigo em 2017/2018”, aponta o analista Luiz Fernando Pacheco. 

O IGC projetou ainda uma nova queda na área de trigo dos EUA, abaixo dos 15,2 milhões de hectares plantados este ano, que foi a mais baixa desde 1890. A redução para 2018-19 será apenas marginal, de 0,1%, em termos de área colheita.

Para a União Europeia, o Conselho previu uma pequena queda na área, de 0,2% para 27,5 milhões de hectares. A consultoria francesa Strategie Grains ajustou sua previsão de produção de trigo brando da União Europeia para a safra de 2018, vinculado aos magros preços e a condições climáticas adversas. 

“Se forem confirmadas, as previsões alcançariam o quarto ano consecutivo de queda na área. O grupo de análise francês baixou em 300.000 hectares seu prognóstico para o plantio de trigo brando na UE, para 23,5 milhões de hectares. A queda levou a cifra para abaixo dos 23,7 milhões de hectares plantados no ano passado e mais e mais abaixo ainda do máximo de 24,4 milhões de hectares da safra de 2014”, conclui a T&F.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink