CI

IGC projeta produção recorde de grãos em 2020-21

O comércio está previsto para atingir um recorde de 416 milhões de toneladas


Foto: Paulo kurtz/ Embrapa

Prevê-se que a produção global de grãos em 2020-21 aumente para um recorde de 2,224 bilhões de toneladas, de acordo com o relatório de mercado de grãos mais recente do Conselho Internacional de Grãos (IGC). A produção em 2020-21 deve ser 39 milhões de toneladas maior do que no ano anterior e 9 toneladas maior do que a projeção do mês passado. 

O IGC informou que safras recordes estão previstas para trigo (774 milhões de toneladas) e milho (1,139 bilhão). Apesar das projeções de produção recorde, o IGC espera uma quarta redução consecutiva dos estoques mundiais de transporte, para 609 milhões de toneladas, queda de 8 milhões de toneladas em relação a 2019-20. O Conselho disse que a redução se deve inteiramente ao esgotamento dos estoques de milho. 

O comércio está previsto para atingir um recorde de 416 milhões de toneladas, um aumento de 22 milhões em relação ao ano anterior, com embarques recorde de trigo e milho previstos. Principalmente ligada a resultados maiores nos Estados Unidos e no Brasil, a produção mundial de soja em 2020-21 é vista em 361 milhões de toneladas, um aumento de 7 milhões de toneladas em relação ao ano anterior e pouco antes do recorde de 2018-19, observou o IGC. 

“Com a expectativa de aumento do consumo, os estoques (de soja) devem cair pelo segundo ano consecutivo, com os estoques dos EUA caindo após uma temporada de exportações pesadas”, disse o IGC. O IGC disse que o comércio de soja deve permanecer estável ano a ano, em um recorde histórico de 170 milhões de toneladas, o que incluirá cerca de 100 milhões de toneladas em embarques para a China. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.