CI

IGC reduz previsão de comércio global de farinha de trigo

As importações da África Subsaariana provavelmente dependerão do fornecimento do Egito


Foto: Pixabay

O comércio mundial de farinha de trigo no ano comercial de 2022-23 foi revisado para baixo em 500.000 toneladas (equivalente a trigo) na última previsão trimestral do Conselho Internacional de Grãos (IGC), que apareceu no Relatório do Mercado de Grãos de julho do Conselho, divulgado em 21 de julho .

O IGC projetou o comércio global de farinha deste ano em 14,3 milhões de toneladas, o que ainda seria ligeiramente superior aos 14,2 milhões de toneladas comercializados em 2021-22 e o maior desde 2019-20, quando 14,7 milhões de toneladas foram embarcadas.

“Embora as estatísticas comerciais da temporada 2022-23 sejam limitadas nesta fase, o rebaixamento (trimestral) reflete principalmente uma ideia de que os preços potencialmente elevados podem prejudicar a demanda por produtos à base de trigo e importações associadas de farinha de trigo em algumas regiões, principalmente em - África do Saara, onde as importações agregadas estão agora fixadas em 2,1 milhões de toneladas, uma queda de 300.000 em relação ao ano anterior e 200.000 abaixo das perspectivas de abril”, disse o IGC.

O IGC observou que, além das considerações de preço, as importações da África Subsaariana provavelmente dependerão do fornecimento do Egito, que tradicionalmente vende a maior parte de suas exportações de farinha para a Efitreia, Somália e Sudão.  

Espera-se que o Uzbequistão, perenemente um dos maiores importadores de farinha do mundo, importe cerca de 50.000 toneladas a menos de um ano atrás devido a uma safra doméstica de trigo maior do que o normal. Outro grande importador, o Brasil, deverá trazer 30.000 toneladas a menos do que na temporada 2021-22.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.