CI

IGC vê aumento de 7% no comércio global de farinha

Isso inclui um salto nas importações do Iraque


Foto: Pixabay

O comércio global de farinha de trigo deve aumentar 7% no ano comercial de 2021-22 em comparação com o ano anterior, de acordo com um relatório divulgado em 29 de julho pelo International Grains Council (IGC). O IGC projeta que os embarques no próximo ano atinjam 14,9 milhões de toneladas (equivalente ao trigo), inalterado em relação à previsão de abril e acima dos 13,9 milhões de toneladas estimados em 2020-21. 

Se a estimativa para 2020-21 for realizada, será o menor total de comércio desde 2013-14, quando 13,2 milhões de toneladas de farinha de trigo foram comercializadas. O IGC disse que a diminuição de 5% em comparação com as 14,7 milhões de toneladas que foram comercializadas em 2019-20, deveu-se em parte a questões relacionadas com a pandemia COVID-19. 

“Até certo ponto, os volumes de comércio em 2020-21 foram limitados por uma escassez de contêineres e elevados custos de frete, e como este pode não ser o caso para todo o novo ano de comercialização, o comércio mundial de farinha deve crescer 7% no um ano à frente. 

Isso inclui um salto nas importações do Iraque devido às expectativas de uma safra local ruim, com a projeção de importação de farinha elevada em 600.000 toneladas (a última projeção), para 2,7 milhões de toneladas. No entanto, isso depende parcialmente das disponibilidades da principal origem do Iraque para as importações de farinha, a Turquia, onde desafios logísticos foram relatados nos últimos meses”, indicou o IGC. 

A previsão é que a Turquia mais uma vez seja a líder mundial nas exportações de farinha em 2021-22, com um total de 5 milhões de toneladas, o que seria o segundo maior total de todos os tempos, atrás apenas de 5,4 milhões de toneladas em 2017-18. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.