CI

IGENITY da Merial apoia o XV Congresso Mundial da Raça Brahman

A divisão de serviços genéticos IGENITY da Merial Saúde Animal é a patrocinadora global do XV Congresso Mundial da Raça Brahman, evento que acontece de 17 a 24 de outubro


Evento que reunirá especialistas em gado Brahman do Brasil e exterior terá palestra com especialista IGENITY/ Merial sobre os avanços da pesquisa voltada a identificação de novos marcadores moleculares específicos do gado Brahman

A divisão de serviços genéticos IGENITY da Merial Saúde Animal é a patrocinadora global do XV Congresso Mundial da Raça Brahman, evento que acontece de 17 a 24 de outubro, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), e reunirá alguns dos mais renomados especialistas do Brasil e exterior na seleção do gado Brahman.

O encontro promovido pela Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB), com o apoio da ABCZ e Brazilian Cattle, pela primeira vez será realizado no Brasil, país onde a raça vêm demonstrando enorme crescimento ao longo da última década, com rebanho que já soma 3 milhões de cabeças. "Isso coloca o Brahman nacional como o terceiro no ranking da raça no mundo", destaca Henry Berger, Gerente de Marketing de Grandes Animais da Merial, que chama atenção para a entrada na raça de importantes selecionadores. "Certamente muitos desses pecuaristas vislumbram na seleção do gado Brahman, além da adaptabilidade ao clima tropical, características importantes para atender as atuais e futuras exigências do mercado em termos redução do tempo de abate, padronização de carcaça e qualidade da carne”, complementa.

Para Berger, que também responde pela divisão IGENITY/Merial na América Latina, a parceria com a raça Brahman no Brasil e no mundo vem de longa data e, “o fato da Merial dispor de painel de marcadores moleculares único e exclusivo para a raça, torna fundamental a participação neste evento que possui enorme relevância para a pecuária mundial.”

Ainda segundo Berger, do ponto de vista da seleção genética, o gado Brahman mantém uma trajetória única na pecuária nacional e a razão está nas qualidades zootécnicas do gado zebuíno ‘Bos Indicus’ que se alia perfeitamente com outras caraterísticas do gado taurino Bos Taurus. “O resultado é um animal que reúne rusticidade, precocidade, resistência a doenças e a parasitas, habilidade materna, eficiência alimentar, docilidade, conformação frigorífica, rendimento de carcaça e qualidade de carne”, argumenta.

Por ocasião do XV Congresso Mundial da Raça Brahman, a equipe IGENITY da Merial ministrará palestra intitulada “O uso da tecnologia dos marcadores moleculares”, dia 22 de outubro, às 9h, no Tattersal da ABCZ. A palestra integra a programação da Academia Brahman, que está com foco especial voltado para alunos das faculdades de Agronomia, Veterinária e Zootecnia.

De acordo com gerente, o foco da apresentação será nos avanços da tecnologia de analise de DNA para identificação dos marcadores moleculares do programa IGENITY no Brasil e no Mundo. “A ferramenta dos marcadores moleculares está revolucionando o trabalho de melhoramento genético da raça Brahman, oferecendo informações valiosas e inéditas para orientar a tomada de decisão, proporcionando a incorporação de características até então excluídas dos processos de seleção, pela limitação de tecnologias atualmente disponíveis ao selecionador”, explica.

A Merial, conforme já vêm fazendo há alguns anos, quer mostrar de que forma a biotecnologia molecular já pode ser utilizada nos processos de seleção, manejo e marketing através dos marcadores moleculares. Serão apresentadas as características exclusivas e validadas para a raça Brahman e os últimos avanços na utilização da técnica, como os serviços de ranqueamento de animais e sugestão de acasalamentos dirigidos oferecidos pela Merial”, enfatiza Berger.

O visitante poderá acompanhar também a exposição de touros e matrizes da raça Brahman fruto de acasalamentos orientados pelo programa IGENITY da Merial, com apresentação de resultados inéditos de dados zootécnicos que mostram a evolução do potencial genético para as características de qualidade da carne como maciez e marmoreio.

As informações são da assessoria de imprensa da Merial Saúde Animal.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.