CI

IGENITY/Merial firma convênio com a ABHB para análises de DNA

Convênio foi selado em Bagé (RS)


A Merial Saúde Animal, a partir de sua área de serviços genéticos IGENITY, torna-se, a partir de agora, a empresa parceira da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) para a execução de testes de DNA para fins funcionais e também de verificação de paternidade para registro genealógico dos animais de criatórios associados.


O convênio foi selado durante a realização do Curso de Melhoramento Genético de Bovinos de Corte, na cidade de Bagé (RS). Com a assinatura do acordo, a ABHB se compromete a recomendar aos seus associados o uso dos testes de DNA da Merial, seja para fins de seleção assistida por marcadores através de painéis desenvolvidos com a mais alta tecnologia em biologia molecular, seja para fins de testes de paternidade para registro genealógico junto ao MAPA.

Segundo o Gerente IGENITY® da Merial, Guilherme Gallerani, esta iniciativa já vinha sendo elaborada há algum tempo, via Núcleo Fronteira Oeste de Hereford e Braford. “Nós já trabalhávamos com alguns associados da ABHB em programas como o SOMA (Programa de Relacionamento da Merial na área de Saúde Animal) e o IGENITY. Com esta parceria, temos uma boa oportunidade de ampliar ainda mais a adoção da seleção assistida por marcadores nestas duas raças, que estão entre as taurinas que mais se difundem no país. No que se refere aos testes de paternidade, antes de assinarmos este acordo, o mesmo era exigido apenas em animais nascidos de biotécnicas reprodutivas como a Transferência Embrionária (TE) e Fertilização In Vitro (FIV). Agora, a ABHB dá uma clara demonstração de que pretende expandir o uso desta técnica para todos os animais registrados”, declara.

Gallerani afirma que o convênio ”democratiza” a expansão do uso dos marcadores moleculares IGENITY, ferramenta que hoje avalia o potencial genético para mais de 13 características economicamente importantes relacionadas à qualidade de carne e carcaça, reprodução, eficiência alimentar, entre outras. “É uma parceria produtiva para ambos, portanto, tem tudo para dar certo e ser de grande sucesso”, afirma.


Como conveniência para os associados da ABHB, a Merial oferece benefícios como o suporte técnico com profissionais altamente capacitados pela empresa, além do uso de cartão coletor próprio, de fácil manuseio e identificação, com sistema de código de barras para maior praticidade e segurança. Somado a isso, a empresa custeia o envio das amostras aos laboratórios credenciados, gerando praticidade, segurança e economia ao produtor. Para finalizar, o associado ainda terá o benefício de um preço diferenciado proporcionado pelo convênio.

Para o presidente da ABHB, Fernando Lopa, o acordo atesta o ideal da instituição de sempre acompanhar as inovações da cadeia pecuária, provendo melhorias para o Hereford e Braford. “Muitas associações de raça no exterior estão adotando o teste de paternidade por DNA como única forma de se aceitar o registro dos animais. A ABHB, que tem seu projeto de exportação de genética, deve ficar atenta a essas tendências e buscar a difusão dessa tecnologia. Essa parceria com a Merial vem ao encontro desse objetivo”, comemora.

As informações são de assessoria de imprensa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.