CI

II Festival de Milho da Cecaf supera meta e comercializa mais de 100 mil espigas

Vinte produtores participaram diretamente do evento


A segunda edição do Festival do Milho da Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf) superou todas as expectativas. No ano passado 700 mãos de milho foram vendidas no evento. Este ano, os produtores rurais que comercializam na Central, venderam 2.000 mãos de milho, o que equivale a 104 mil espigas.

Vinte produtores participaram diretamente do evento. Trajano é do município de Alhandra, na Região Metropolitana de João Pessoa, foi um dos comerciantes beneficiados com o Festival e já se organiza para as vendas da próxima edição. “Vendi toda minha mercadoria, mesmo trazendo em quantidade, ainda precisei dar quatro viagens pra atender a demanda de todos os clientes. Comercializei mais de 2.600 espigas e já estou me preparando para, no próximo ano, trazer o carregamento num carro maior”, explica o agricultor.

Nesta edição o evento contou com um apoio especial da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), onde crianças de cinco escolas municipais realizaram uma exposição com os cordéis produzidos em sala de aula. O objetivo do projeto foi fomentar a cultura local através da literatura e os alunos envolvidos receberam cédulas com artistas locais para trocar em produtos comercializados no Festival.

“O trabalho da Sedec foi fundamental nesta edição e foi maravilhoso poder ver as crianças vivenciando de perto produtos da nossa cultura, com muita dedicação e alegria”, destaca Rogeany Gonçalves, coordenadora da Cecaf.

Em seu segundo ano, o Festival reuniu muita música, artesanato, apresentações de xaxado, quadrilha junina, além de exposição e apresentação de cordéis. Para Rogeany Gonçalves o sucesso do evento se deve ao trabalho coletivo que vem sendo desenvolvido na Central. “A Sedurb tem priorizado o fomento da Agricultura Familiar desde o início da gestão, além disso, é importante destacar o trabalho daqueles que fazem a Cecaf, porque os agricultores se prepararam o ano inteiro para que o evento acontecesse”, reitera Rogeany.

O II Festival do Milho da Cecaf foi uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), em parceria com a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SEPPM) e a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec).

 A Cecaf – A Central é administrada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e está localizada na Avenida Hilton Souto Maior – 1.112, no bairro José Américo. Agricultores familiares de 28 municípios paraibanos comercializam na Central. A população pode encontrar produtos como raízes, hortaliças, frutas e legumes a preços mais acessíveis, nas quintas e sábado das 5h às 12h.

Na Cecaf, também é possível encontrar produtos orgânicos e agroecológicos. Além disso, o espaço comercializa também peixes e frutos do mar variados e ainda conta com lanchonetes especializadas em comidas regionais.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.