CI

II Simpósio Desafios da Fertilidade do Solo na Região do Cerrado

Agronegócio foi o único setor a crescer no país


No ano de 2015, diante de uma retração na economia brasileira da ordem de 3,8%, o agronegócio foi o único setor a crescer no país, com um aumento de 1,8% em relação ao ano anterior. Em 2015, o agronegócio respondeu por 23% do PIB brasileiro, com especial participação das lavouras de soja e milho, as quais registraram aumentos de 11,9 e 7,3% na produção, respectivamente. Neste contexto, o Cerrado, maior região produtora de grãos e fibras do Brasil, contribuiu significativamente para o favorecimento da balança comercial brasileira.

Mesmo diante de números positivos, a agricultura brasileira enfrenta inúmeras barreiras, desde limitações infraestruturais e logísticas, até adversidades climáticas, pragas, doenças, restrições à fertilidade do solo, oscilações de mercado, etc. 

A pesquisa e o compartilhamento de conhecimento entre cientistas, acadêmicos e profissionais do campo é ponto chave para a viabilidade da agricultura no Cerrado. Com este foco, o Grupo de Apoio à Pesquisa e Extensão – GAPE –, vinculado ao Departamento de Ciência do Solo da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP), e sob coordenação dos professores Dr. Godofredo Cesar Vitti, Dr. Rafael Otto e Dr. Paulo Sérgio Pavinatto, realizará o II Simpósio Desafios da Fertilidade do Solo na Região do Cerrado, nos dias 20, 21 e 22 de julho, no Centro de Eventos do Pantanal, Cuiabá – MT.

O Simpósio contará com a presença de profissionais de renome na agricultura brasileira, os quais apresentarão informações técnicas atualizadas sobre as perspectivas do agronegócio brasileiro, construção e manutenção da fertilidade dos solos no cerrado, estratégias para atingir-se novos patamares de produtividade, e os desafios no manejo nutricional dos cultivos. Serão abordados ainda outros desafios enfrentados pela região Cerrado, como o uso de rotação de culturas para o controle de doenças e alternativas para o controle de fitonematoides.

O II Simpósio Desafios da Fertilidade do Solo na Região do Cerrado é uma das muitas iniciativas idealizadas pelo GAPE com o intuito de contribuir para o desenvolvimento do agronegócio, sempre com foco na atualização e aprimoramento de técnicas, produtos e processos que auxiliem o produtor a enfrentar os muitos desafios que tangem o setor. 

Devido ao sucesso na procura por vagas, as inscrições para o simpósio se esgotaram. A comissão organizadora agradece aos 550 participantes confirmados para os três dias de evento, entre eles produtores, estudantes, pesquisadores e profissionais de todo o país. 

Uma vez que ainda existe grande interesse por inscrições, o GAPE está estudando a possível transmissão on-line do simpósio. Para demonstrar interesse ou obter maiores esclarecimentos, entre em contato pelo telefone (19) 3417 2138 ou e-mail [email protected].

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.